Premier League: a matemática de Manchester City e Liverpool na briga pelo título

Manchester City e Liverpool disputam o título da Premier League no próximo domingo (20) - veja a matemática para cada equipe

Pedro Melo - 20 de maio de 2022, 18:35

(Reprodução/Twitter/Manchester City)
(Reprodução/Twitter/Manchester City)

Manchester City e Liverpool disputam o título da Premier League no próximo domingo (20). Os Citizens buscam o oitavo título do Campeonato Inglês, sendo o quarto nos últimos cinco anos, enquanto os Reds querem o 20º troféu para igualar o rival Manchester United como maior campeão.

Na última rodada, o time de Pep Guardiola tem a vantagem na liderança e joga por uma vitória simples em casa contra o Aston Villa. O City tem 90 pontos, um a mais que o Liverpool, que joga contra o Wolverhampton. As partidas acontecem no domingo (22), às 12h (horário de Brasília).

Em caso de empate, a equipe de Manchester torce também por um tropeço do Liverpool. Se perder e o rival empatar, o City só não conquista o título se perder a vantagem de seis gols no saldo.

Já o Liverpool tem que ganhar do Wolverhampton na última rodada e torcer por um tropeço dos Citizens. Em caso de empate, o Manchester City teria que perder de goleada.

AS OUTRAS DISPUTAS NA ÚLTIMA RODADA DA PREMIER LEAGUE

Além da briga pelo título, a última rodada da Premier League tem a disputa pela última vaga na Champions, a definição dos classificados para a Liga Europa e a Conference League e o último rebaixamento para a segunda divisão.

Manchester City, Liverpool e Chelsea já estão classificados para a fase de grupos da próxima Champions League. O Tottenham é o quarto colocado com 68 pontos e depende apenas do próprio resultado contra o já rebaixado Norwich para terminar no G4. Já o Arsenal tem 66 pontos, precisa ganhar do Everton e ainda torcer por uma derrota do rival.

Quem ficar sem a vaga entre Tottenham e Arsenal vai para a Europa League. E a segunda vaga para a competição está entre Manchester United e West Ham. O time de Cristiano Ronaldo está na frente na tabela de classificação e joga contra o Crystal Palace.

E a briga contra o rebaixamento está entre Leeds United e Burnley. Os dois times têm 35 pontos, mas o Leeds está em desvantagem no saldo de gols (-38 a -18). O time do brasileiro Raphinha tem que somar mais pontos no jogo com o Brentford do que o concorrente diante do Newcastle.