Esportes
Quatro motivos para o Coritiba acreditar na permanência na Série A

Quatro motivos para o Coritiba acreditar na permanência na Série A

Coxa vive situação complicada no Brasileirão, tem 96% de risco de queda para a segunda divisão, mas ainda confia que vai sair da zona de rebaixamento

Pedro Melo - terça-feira, 19 de setembro de 2023 - 19:15

O Coritiba tem mais 16 partidas para sair da lanterna e buscar a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O Coxa, no entanto, soma apenas 14 pontos e precisa tirar 11 para o Goiás, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Para o torcedor coxa-branca manter a esperança, a reportagem do Paraná Portal reuniu quatro motivos para acreditar que ainda é possível escapar do grupo dos quatro piores colocados.

RAZÕES PARA ACREDITAR NA PERMANÊNCIA DO CORITIBA

Experiência dos reforços

Desde a chegada da Treecorp, empresa que comprou a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Coritiba apostou na chegada de jogadores com larga experiência no futebol europeu.

Os reforços mais experientes são o grego Samaris, ídolo do Benfica; o argelino Slimani, com passagens de destaque por Sporting, Leicester, Lyon e Anderlecht; e o espanhol Jesé Rodríguez, revelado pelo Real Madrid e ex-companheiro de Neymar no PSG.

Samaris e Slimani estrearam na derrota por 4 a 2 para o Bahia. O grego saiu ainda no primeiro tempo, enquanto o argelino permaneceu em campo os 90 minutos e deu assistência para o gol de Andrey.

Fluminense 2009

De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Coritiba tem 96% de risco de queda para a Série B. O Coxa pode se inspirar na reação do Fluminense de 2009 para acreditar na permanência.

O Fluminense de 2009 chegou a ter 99% de chance de queda para a segunda divisão e somava apenas 18 pontos depois de 24 rodadas. O time carioca somou 28 pontos em 14 rodadas e escapou na última rodada.

O ponto derradeiro foi em um empate em 1 a 1 justamente com o Coritiba, que terminou o Brasileirão em 17º lugar e caiu para a segunda divisão.

Confrontos diretos

A melhor maneira que o Coritiba tem para tirar pontos dos times que estão logo acima na tabela de classificação são os confrontos diretos. O Coxa tem cinco jogos contra os principais concorrentes.

O time alviverde joga no Couto Pereira contra Goiás e Corinthians, e visita Vasco, Santos e América-MG.

Força da torcida

O Coritiba é o pior mandante do Campeonato Brasileiro, com apenas nove pontos somados em 11 jogos. Porém, a torcida coxa-branca apoia o time em todas as partidas durante os 90 minutos.

A expectativa do clube na reta final é repetir o desempenho como mandante do Brasileirão do ano passado. Em 2022, foram 11 vitórias em 19 partidas e campanha de vaga na Libertadores dentro do Couto Pereira.

Compartilhe