Rayssa Leal se torna a brasileira mais jovem a ganhar medalha em Olimpíadas

Pedro Melo

Rayssa Leal fadinha skate Olimpíadas Tóquio brasil

O que você fazia com 13 anos e sete meses? Rayssa Leal conquistou nesta segunda-feira (26) a medalha de prata no skate street das Olimpíadas de Tóquio. ‘Fadinha’ ainda se tornou a atleta do Brasil mais jovem a subir ao pódio em Jogos Olímpicos.

‘Fadinha’ terminou em segundo lugar na final do skate street, com 14.64 pontos. O pódio ainda foi completado por duas japonesas – Momiji Nishiya levou o ouro, com 15.26, e Funa Nakayama ganhou o bronze, com 14.49.

“Eu estou muito feliz. Pude representar todas as meninas, a Pâmela [Rosa] e a Letícia [Bufoni], que não se classificaram, e todas as meninas do skate. Realizar o sonho de estar aqui e ganhar uma medalha é muito gratificante para mim”, disse Fadinha, em entrevista à Globo.

A jovem, de Imperatriz, no Maranhão, começou a praticar o esporte aos seis anos, quando recebeu um skate de aniversário do pai Haroldo. Ela ficou conhecida aos sete anos, quando acertou uma manobra chamada ‘heelflip’, quando o skate sai do chão e dá giro inteiro para o lado. Na ocasião, o vídeo ‘viralizou’ na internet justamente por estar fantasiada de fada azul.

RAYSSA LEAL É A BRASILEIRA MAIS JOVEM A GANHAR EM MEDALHA EM OLIMPÍADAS

Rayssa Leal é a brasileira mais jovem a subir ao pódio em Olimpíadas. Anteriormente, o recorde era de Rosângela Santos, que participou da final do revezamento 4×100 do atletismo em Pequim-2008 com apenas 17 anos. Inicialmente, o Brasil terminou em quarto lugar, mas herdou o bronze oito anos depois após doping da Rússia.

Confira o top 10 de mais jovens medalhistas olímpicos do Brasil:

  • Rayssa Leal, skate – prata em 2020 aos 13 anos, 6 meses e 23 dias
  • Rosângela Santos, atletismo – bronze em 2008 aos 17 anos, 8 meses e 2 dias
  • Renata Costa, futebol – prata em 2004 aos 18 anos, 1 mês e 18 dias
  • Jorge Fernandes, natação – bronze em 1980 aos 18 anos, 3 meses e 20 dias
  • Tiago Camilo, judô – prata em 2000 aos 18 anos, 10 meses e 9 dias
  • Marta, futebol – prata em 2004 aos 18 anos, 6 meses e 7 dias
  • Francielle, futebol – prata em 2008 aos 18 anos, 10 meses e 3 dias
  • Breno, futebol – bronze em 2008 aos 18 anos, 10 meses e 9 dias
  • Alexandre Pato, futebol – bronze em 2008 aos 18 anos, 11 meses e 20 dias
  • Fabiana, futebol – prata em 2008 aos 19 anos e 17 dias

O Brasil já soma três medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além da prata de Rayssa Leal, a ‘fadinha’, Kelvin Hoefler ganhou a prata também no skate street e Daniel Cargnin levou o bronze na categoria até 66 kg do judô.

SONHO DO PÓDIO TRIPLO DO BRASIL TERMINOU NAS ELIMINATÓRIAS

O Brasil tinha a expectativa de pódio triplo no skate street feminino. Além de Rayssa Leal, Letícia Bufoni, considerada uma das maiores da história da modalidade, e Pâmela Rosa, número do mundo, também participaram da competição e eram favoritas a medalha.

Porém, as duas foram eliminadas ainda na fase de classificação. Letícia terminou em nono lugar e Pâmela foi a décima.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="778136" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]