Regionais dos Jogos Escolares tiveram a participação de quase 50 mil pessoas

Mariana Ohde


Encerrada nesta sexta-feira (3) com as provas de atletismo em Roncador, a Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) 2016 teve a participação de 47,7 mil pessoas, entre atletas, técnicos, árbitros e organizadores. Os alunos atletas vieram de 1.387 escolas públicas e 204 particulares. Divididas em duas etapas, as 32 fases regionais tiveram a participação de 385 municípios.

Para a coordenadora geral dos JEPs, professora Márcia Tomadon, a adesão dos municípios e a grande participação dos estudantes reforçam o valor que os jogos têm na comunidade estudantil. “Ano a ano os Jogos Escolares, que chegam a sua 63ª edição, se consolidam como a principal competição estudantil do Paraná e uma das maiores do país”, avalia.

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, destaca ser esta uma conquista da comunidade. “O governador Beto Richa é um entusiasta do esporte e sempre nos deu todo o apoio necessário para a realização dessa competição. Mais do que uma ação de governo, os Jogos Escolares são uma conquista consolidada de toda a comunidade estudantil”, comenta.

“A cada ano, com números superlativos, este grande encontro esportivo, comunitário e festivo produz números e resultados de causar orgulho a cada um de nós, em suas várias fases”, afirma o governador Beto Richa. “Os Jogos Escolares, realizados pelo governo do Estado, envolvendo várias secretarias e milhares de pessoas, são marcantes para a vida de nosso Estado”, conclui.

MACRORREGIONAIS – As equipes campeãs das Regionais disputam a Fase Macrorregional entre os dias 15 e 19 deste mês em oito municípios: Quatro Barras, Guarapuava, Santa Izabel do Oeste, Assis Chateaubriand, Pitanga, Terra Boa, Ibiporã e Assaí.

Na Macrorregional, os campeões por modalidade e sexo disputam duas vagas para as finais. A Fase Final B (12 a 14 anos) será realizada no período de 01 a 09 de julho na cidade de Apucarana.
A Final A ainda não tem sede definida, mas será disputada entre os dias 12 e 20 de agosto. Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Educação e do Esporte e do Turismo, com apoio dos municípios.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal