Presidente do Coritiba, Renato Follador morre aos 67 anos vítima da covid-19

Redação

renato follador morre covid presidente do coritiba

Renato Follador, presidente do Coritiba e colunista do Paraná Portal, morreu na noite deste sábado (3) em decorrência da covid-19. Ele estava internado há mais de um mês no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, e não resistiu às complicações da doença.

Segundo o boletim médico divulgado na noite de ontem, Follador teve agravamento no quadro de saúde. Os médicos Ricardo Risson e Samir Ale Bark apontaram o registro de “instabilidade hemodinâmica” e que a situação era de extrema gravidade.

Com 67 anos, Follador foi diagnosticado com coronavírus no dia 2 de junho, quando deu entrada no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. 10 dias depois ele teve que ser transferido para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e foi intubado.

No último dia 20, a equipe médica passou a usar o tratamento de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), conhecido no tratamento do ator Paulo Gustavo. A técnica consiste em ser um suporte de vida e é utilizada quando ocorre falência respiratória ou cardíaca. Ou seja, a máquina atua como um pulmão ou coração artificial.

Apesar dos esforços e da mobilização da torcida, diretoria, comissão técnica e jogadores do Coritiba, Renato Follador deixa a esposa e três filhos.

QUEM FOI RENATO FOLLADOR

Filho de Renatinho, atleta campeão pelo Coritiba na década de 50, Renato Follador Junior foi jogador de futebol e defendeu o Alviverde nos anos 70.

Apesar da dedicação ao futebol, também consolidou carreira fora do esporte. Formou-se em Engenharia Civil e Administração, além de especialização em Barcelona com foco Alta Direção de Empresas.

Follador atuou no Paraná como consultor há mais de 30 anos. Foi secretário de Previdência do Estado do Paraná no governo Jaime Lerner, que também faleceu neste ano. Além disso, também foi responsável pela criação e implantação de diversos Fundos de Pensão como o ParanaPrevidência, instituição que cuida do sistema previdenciário dos servidores do estado do Paraná, a Fibra-Itaipu Binacional e o Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, no qual era presidente no setor privado.

No Paraná Portal, esteve envolvido desde o início do projeto e foi colunista econômico e previdenciário.

Nos últimos dois anos, encabeçou a chapa Coritiba Ideal, na qual se lançou candidato à presidência do Coritiba. Venceu o pleito com 75% dos votos e tomou posse no fim de dezembro.

Com a morte de Renato Follador, o primeiro vice-presidente Juarez Moraes e Silva assume a função de forma provisória – desde a internação ele passou a atuar no cargo de presidente do Coritiba.

Renato Follador no centro de treinamento do clube. (Divulgação/Coritiba)

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="773498" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]