Rússia bate Egito e garante classificação virtual às oitavas

A Rússia está nas oitavas de final da Copa do Mundo. Matematicamente, ainda há uma chance remota de os russos não se cla..

Roger Pereira - 19 de junho de 2018, 17:06

A Rússia está nas oitavas de final da Copa do Mundo. Matematicamente, ainda há uma chance remota de os russos não se classificarem no Grupo A, mas a vitória por 3 a 1 diante do Egito, nesta terça-feira, virtualmente assegurou uma vaga para os donos da casa na fase final da competição. OS egípcios, por outro lado estão praticamente eliminados. Se a fraca Arábia Saudita não vencer o Uruguai, na quarta-feira, o destino de Rússia e Egito já estará definido. Mesmo com a improvável vitória saudita, a Rússia ainda teria que ser goleada pelo Uruguai na última rodada e os árabes golearem o Egito também, para que os anfitriões não se classifiquem. Já para o Egito, a única chance é uma vitória da Arábia amanhã e derrota do Uruguai para a Rússia na última rodada, para, daí, depender do saldo de gols, caso vença os árabes, para beliscar a segunda vaga. Combinação mais que improvável.

Com Salah em campo, o Egito fez um primeiro tempo equilibrado nesta terça-feira. Com as duas equipes sabendo da necessidade da vitória, a partida foi bastante aberta, e as duas seleções criaram boas chances para abri o placar, mas o 0 a 0 permaneceu nos primeiros 45 minutos de jogo.

Logo no início do segundo tempo, no entanto, um lance infeliz da defesa egípcia determinou com seria o restante da partida. Aos dois minutos, em bola cruzada na área, Fathi tentou cortar e acabou fazendo gol contra.

Precisando virar o jogo, o Egito foi para cima e se abriu ainda mais, a Rússia aproveitou bem os espaços e não demorou para liquidar a partida. Aos 13 minutos, o brasileiro naturalizado Mário Fernandes recebeu em velocidade pela direita e rolou na medida para Cheryshev ampliar, fazendo seu terceiro gol na Copa. Três minutos depois, o tiro de misericórdia: após lançamento de Kutepov, Dzyuba dominou no peito, ganhou de Ali Gabr e finalizou no cantinho de El Shenawy.

O Egito ainda conseguiu diminuir com Salah cobrando pênalti, aos 27 minutos, mas não teve forças para buscar uma reação.

Rússia e Egito voltam a campo no dia 25, em rodada em que, provavelmente, a Rússia decidirá o primeiro lugar do grupo com o Uruguai, enquanto o Egito cumprirá tabela contra a Arábia Saudita.