São Paulo denuncia racismo contra funcionário e torcida em jogo contra o Athletico

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra uma torcedora do Athletico imitando um macaco. O Athletico ainda não se pronunciou.

Redação - 01 de agosto de 2022, 08:45

(Divulgação/SPFC)
(Divulgação/SPFC)

O São Paulo Futebol Clube (SPFC) registrou boletim de ocorrência por episódio de racismo durante o jogo contra o Athletico, pela 20ª rodada do Brasileirão 2022, neste domingo (31).

Segundo o Tricolor, um funcionário foi vítima de ataques preconceituosos de parte da torcida do Furacão após o pênalti desperdiçado pelo zagueiro Thiago Heleno

Além disso, o SPFC ainda citou que "torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista".

Um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais mostra uma torcedora do Athletico imitando um macaco. Ela aparece atrás de um homem que direciona xingamentos para a torcida são-paulina.

(Reprodução/redes sociais).

Até o momento, o Athletico não se pronunciou sobre o caso. 

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DO SÃO PAULO

Lamentavelmente, episódios de racismo foram presenciados neste domingo, na Arena da Baixada.

Um profissional do São Paulo FC, que estava trabalhando no campo, foi vítima de ataques racistas logo em seguida ao pênalti defendido pelo goleiro Felipe Alves. Ele vem recebendo o suporte do clube e já registrou Boletim de Ocorrência.

Nas arquibancadas, torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.