Seleção brasileira pode confirmar vaga na Copa do Mundo na próxima rodada

A goleada por 4 a 1 sobre o Uruguai praticamente confirmou a vaga da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2022. Ap..

Pedro Melo - 15 de outubro de 2021, 09:02

(Lucas Figueiredo/CBF)
(Lucas Figueiredo/CBF)

A goleada por 4 a 1 sobre o Uruguai praticamente confirmou a vaga da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2022. Apenas uma combinação de resultados muito improvável tira o Brasil do Mundial e o passaporte para o Catar pode ser carimbado já na próxima rodada das Eliminatórias.

Com uma campanha de dez vitórias e um empate, o Brasil tem 31 pontos e lidera as Eliminatórias com muita folga. Neste momento, a seleção brasileira abriu 15 pontos de vantagem para o Uruguai, que hoje está na zona da repescagem, e 18 para o Chile, sexto colocado.

O Chile, que é o primeiro time fora da zona de classificação, pode chegar aos mesmos 31 pontos do Brasil, mas precisaria ultrapassar no saldo de gols (22 a 0). Já o Uruguai ainda pode ultrapassar a seleção brasileira se ganhar as últimas seis rodadas das Eliminatórias.

Para o Brasil ficar de fora da Copa do Mundo, teria que perder todos os jogos restantes das Eliminatórias, incluindo o suspenso contra a Argentina, e o Uruguai ganhar tudo. Porém, os comandados de Tite podem acabar com qualquer chance de ficar de fora do Mundial e confirmar a vaga no Catar na próxima rodada, em 11 de novembro.

A seleção brasileira enfrenta a Colômbia, que tem a mesma pontuação do Uruguai, na Neo Química Arena, em São Paulo. O Brasil precisa da vitória para não depender de nenhum outro resultado e se classificar.

O time brasileiro só tem chance de se classificar para a Copa do Mundo com seis rodadas de antecedência por conta da excelente campanha. Após a goleada sobre o Uruguai, a seleção completou 28 jogos sem perder (desde 2015) nas Eliminatórias.

QUEM JÁ ESTÁ NA COPA DO MUNDO?

Enquanto a seleção brasileira praticamente confirmou o seu lugar na Copa do Mundo, duas seleções europeias já carimbaram a vaga para o Catar. Alemanha e Dinamarca foram as primeiras equipes classificadas em campo e se juntam ao Catar, país-sede.