câmara dos deputados
Compartilhar

Seleção feminina de vôlei vence Estados Unidos no segundo amistoso

Da CBVA seleção brasileira feminina de vôlei levou a melhor contra os Estados Unidos no segundo amistoso da USAVcup. Nes..

Francielly Azevedo - 30 de agosto de 2017, 08:58

Da CBV

A seleção brasileira feminina de vôlei levou a melhor contra os Estados Unidos no segundo amistoso da USAVcup. Nesta terça-feira (29), a equipe do treinador José Roberto Guimarães venceu as norte-americanas por 3 sets a 1 (26/24, 25/18, 19/25 e 25/15), em 1h52 de jogo, em Anaheim, na Califórnia. A partida serviu como preparação para a disputa da Copa dos Campeões, que será realizada entre os dias cinco e 10 de setembro, nas cidades de Tóquio e Nagoya, no Japão.

A Copa dos Campeões reunirá Brasil, Estados Unidos, Rússia, Japão, China e Coréia do Sul. O time verde e amarelo é o atual campeão e estreará no dia cinco de setembro contra a Rússia.

A seleção brasileira feminina de vôlei viajará na manhã desta quarta-feira (30.08) para Tóquio, no Japão, onde fará a aclimatação para a Copa dos Campeões.

A oposta Tandara foi a maior pontuadora do confronto contra os Estados Unidos, com 19 acertos. A ponteira Natália, com 18 pontos, e a central Carol, com 10, também se destacaram para o time verde e amarelo. Pelo lado dos Estados Unidos, a oposta Drews foi quem mais marcou, com 15 acertos.

O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise sobre a partida e o período de treinamento das brasileiras nos Estados Unidos.

“Esses jogos foram muito importantes para ganharmos ritmo de jogo e conhecermos mais a equipe dos Estados Unidos que mudou bastante em relação ao Grand Prix. Hoje conseguimos jogar melhor em todos os fundamentos. O mais importante foi o fato da relação entre o bloqueio e a defesa ter funcionado bem, principalmente nos dois primeiros sets. Na terceira parcial, comentemos muitos erros e no quarto set voltamos a imprimir um saque mais forçado e nosso sistema de jogo melhorou. Foi uma vitória importante nesse processo de aprendizado por jogarmos contra uma seleção com a experiência dos Estados Unidos”, disse José Roberto Guimarães.

Nesta temporada, a equipe do treinador José Roberto Guimarães venceu as três competições que disputou, o Montreux Volley Masters, o Grand Prix e o Sul-Americano, que garantiu o Brasil no Mundial de 2018, no Japão.

O jogo

O Brasil começou melhor e fez 4/2. As brasileiras foram para o primeiro tempo técnico com quatro de vantagem (8/4). Os Estados Unidos cresceram de produção e deixaram tudo igual na parcial (9/9). Com um ponto de bloqueio, a equipe da casa virou o marcador (10/9) e o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. A paralisação fez bem ao time verde e amarelo que fez dois pontos seguidos de bloqueio e voltou a liderar o placar (12/10). O Brasil manteve a vantagem e foi para o segundo tempo técnico vencendo por 16/13. Quando as brasileiras fizeram 20/15, o treinador norte-americano,  Karch Kiraly, voltou a parar o jogo. A paralisação fez bem os time da casa que encostou no marcador (20/19). O final da parcial foi disputado ponto a ponto. O Brasil foi melhor na parte final da parcial e venceu o primeiro set por 26/24.

O Brasil seguiu melhor no início do segundo set e fez 5/2 numa bola de segunda da levantadora Roberta. Com um ponto de ataque da ponteira Natália, o time verde e amarelo foi para o primeiro tempo técnico com quatro de vantagem (8/4). Bem no saque, os Estados Unidos empataram (9/9). O bloqueio das brasileiras voltou a funcionar e a diferença no placar subiu para quatro pontos (13/9). O Brasil manteve o domínio da parcial e fez 16/10. O time do treinador José Roberto Guimarães segurou a vantagem até o final e levou a melhor no segundo set por 25/18.

Os Estados Unidos começaram melhor o terceiro set e fizeram os três primeiros pontos da parcial. Bem no saque e jogando com velocidade, as norte-americanas abriram sete pontos (11/4). O time da casa seguiu melhor e foi para o segundo tempo técnico vencendo por 16/7. Os Estados Unidos seguraram uma reação das brasileiras no final da terceira parcial e venceram o set por 25/19.

A quarta parcial começou equilibrada. O Brasil voltou a jogar com volume de jogo e abriu dois pontos (6/4). Numa boa sequência de saques da levantadora Roberta, o time verde e amarelo aumentou a vantagem no placar para quatro pontos (10/6). Bem na defesa e no bloqueio, as brasileiras fizeram 17/9. O Brasil não deu chances para os Estados Unidos até o final da quarta parcial e venceu o set por 25/15 e o jogo por 3 sets a 1.

 

EQUIPES:

BRASIL – Roberta, Tandara, Gabi, Natália, Bia e Carol. Líbero – Gabi

Entraram – Amanda, Rosamaria, Naiane, Monique e Mara

Técnico – José Roberto Guimarães

ESTADOS UNIDOS – Lloyd, Whitney, Larson, Hill, Akirandewo e Adams. Líbero – Courtney

Entraram – Carlini, Drews e Bartsch

Técnico – Karch Kiraly