O Senegal está de volta à Copa do Mundo, depois de ficar fora das quatro últimas edições. A vaga veio nesta sexta-feira, após a vitória por 2 a 0 sobre a África do Sul em partida remarcada das eliminatórias africanas por conta do caso de manipulação de resultados pelo árbitro Jospeh Lamptey , que apitou o jogo de 12 de novembro de 2016, em que a África do Sul havia vencido por 2 a 1, com um pênalti inexistente.
Com a vitória, Senegal chega a 11 pontos, na liderança do Grupo D e com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, Burkina Faso, com apenas mais uma rodada para ser disputada, garantindo a classificação antecipada.
Senagal é a 24ª seleção garantida no mundial da Rússia. Até a próxima quarta-feira (15 de novembro) todos os 32 participantes da Copa serão conhecidos.
Quatro das oito vagas que estão sendo disputadas saem da repescagem europeia, dos confrontos entre Itália x Suécia, Suíça x Irlanda do Norte, Dinamarca x Irlanda e Croácia x Grécia. Duas outras vagas vêm da repescagem mundial, em que o Peru disputa uma delas com a Nova Zelândia, e a Austrália disputa a outra com Honduras. As outras duas vagas serão decididas na última rodada das eliminatórias africanas: a Tunísia precisa de um ponto contra a Líbia para garantir classificação pelo Grupo A. Congo torce por uma improvável derrota dos tunisianos para, se vencer Guiné, ir para a Copa. No Grupo C, Marrocos e Costa do Marfim fazem confronto direto pela classificação. Na frente por um ponto, Marrocos joga pelo empate, mas os marfinenses jogam em casa.
Confira todos os classificados para a Copa 2018:
Egito
Nigéria
Senegal
Costa Rica
México
Panamá
Argentina
Brasil
Colômbia
Uruguai
Arábia Saudita
Coreia do Sul
Irã
Japão
Alemanha
Bélgica
Espanha
França
Inglaterra
Islândia
Polônia
Portugal
Rússia
Sérvia