STJD nega primeira virada de mesa e Paranaense tem rodada homologada

Redação


A tentativa de Foz, Rio Branco e Toledo de paralisarem o Campeonato Paranaense não deu certo. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou, no final da tarde desta quinta-feira, o pedido de medida cautelar feito pelo trio e que tinha o objetivo de impedir que a Federação Paranaense de Futebol (FPF) homologasse a rodada do final de semana.

Com isso,  as partidas entre Atlético-PR x Paraná, Londrina x JMalcuelli, Cascavel x Coritiba e Prudentópolis x Cianorte acontecerão às 16 horas, no próximo domingo. Os clubes se agarram ao caso Getterson para que o JMaluceli seja punido e nesse caso ele perderia 16 pontos e seria rebaixado, beneficiando diretamente o Toledo, que escaparia da degola e o Rio Branco, que conseguiria sua classificação.

Apesar disso, o campeonato ainda corre o risco de ser paralisado. O Pleno do STJD vai julgar na próxima semana o recurso impetrado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), que tenta reverter em terceira instância a absolvição conquistada pelo Jotinha na segunda instância.

Enquanto isso, o TJD-PR vai analisar na noite de quinta, os embargos de declaração apresentados pelo Jotinha que em tese não altera o julgamento do TJD, mas faz com que o STJD analise o caso na próxima semana.

O imbróglio teve início no dia 21 de fevereiro, quando o TJD acatou denúncia feita pela FPF contra o Jotinha, que teria supostamente utilizado o atacante Getterson de forma irregular até a terceira rodada. Com isso, o clube foi punido com a perda de 16 pontos e multa de R$ 30 mil.

A FPF se agarra ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata sobre as inscrições dos atletas. Como a inscrição de Getterson só aconteceu dia 6 de fevereiro, após três rodadas, o TJD entendeu que o jogador, que estava emprestado ao Dallas FC, dos Estados Unidos, esteve irregular.

No dia 16 de março o Jotinha reverteu a decisão no Pleno do TJD e garantiu sua classificação.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="422259" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]