Tcheco comemora vaga do FC Cascavel na final: “Passou a equipe que mais queria”

Pedro Melo

FC Cascavel Tcheco final Campeonato Paranaense Série D Athletico

O técnico Tcheco viveu uma situação inusitada na classificação inédita do FC Cascavel para a final do Campeonato Paranaense. Isolado com Covid-19 em Curitiba, o treinador assistiu pela televisão a vitória de virada da Serpente contra o Athletico por 2 a 1.

Tcheco foi substituído pelo auxiliar José Luiz Fonseca. O FC Cascavel sofreu com diversos problemas antes da partida, entre eles surto de Covid-19 no clube. Por isso, a Serpente apenas 14 jogadores à disposição, mas venceu o Athletico, que contou com parte do time titular.

Em entrevista exclusiva ao Paraná Portal, Tcheco comentou sobre a vaga histórica do FC Cascavel para a decisão do Paranaense e disse que “passou a equipe que mais desejava passar”.

“O importante foi a vaga na final, inédita para o clube, e um triunfo pouco esperado por todos. No final das contas, uma frase que quero deixar, passou a equipe que mais desejava passar. A equipe que mais queria ir para a final acabou passando. Fomos premiados por nosso querer e nossa vontade.”, afirmou o treinador do FC Cascavel.

Leia abaixo na íntegra o bate-papo da reportagem do Paraná Portal com Tcheco. O técnico também falou sobre toda a polêmica antes da partida, o desejo de disputar a final com o Londrina apenas em outubro e a expectativa para o duelo paranaense com o Cianorte na segunda fase da Série D.

Paraná Portal: Como você acompanhou a partida do FC Cascavel contra o Athletico com isolamento e ainda com todas as situações que o time teve nos últimos dias?

Tcheco: Uma situação que nunca imaginei que iria passar no futebol. A gente pensa que já passou de tudo depois de 18 finais como jogador, ser campeão como auxiliar do Curitiba e aí o futebol me proporciona uma situação inusitada. Como técnico, não poder estar na beira do gramado talvez no jogo mais importante do ano para nós. Ter que me despedir dos atletas na segunda-feira pelo teste positivo da Covid-19. E no dia do jogo, acompanhar pela TV, trocando poucas ideias com os nossos comandantes por telefone.

O pior de tudo é, depois do êxito, não poder abraçar com ninguém e não comemorar com ninguém. Dentro de casa isolado, os meus pais no outro lado da bola e o pessoal no vestiário comemorando. Não poder dar os parabéns com simples aperto de mão ou abraço que é uma coisa rotineira. Eu entendo que o isolamento faz parte do processo, mas é uma coisa que nunca imaginei passar por isso.

O importante foi a vaga na final, inédita para o clube, e um triunfo pouco esperado por todos. No final das contas, uma frase que quero deixar, passou a equipe que mais desejava passar, a equipe que mais queria ir para a final acabou passando. Fomos premiados por nosso querer e nossa vontade.

Paraná Portal: Como foram os dias anteriores ao jogo do FC Cascavel com a tentativa de adiamento por ter poucos jogadores à disposição?

Tcheco: O Athletico tinha mais de 80 atletas no começo da temporada e poderia escolher qualquer um para jogar antes. Eles sabem que poderiam jogar antes, mas não jogaram. Nós esperamos até a nossa data. O clube não esperava que o campeonato iria se arrastar até agora e, por isso, alguns jogadores, com oportunidade de mercado, saíram.

Diante de duas suspensões por cartão amarelo, mais duas lesões e os casos de Covid-19, que hoje teve três jogadores liberados, a gente queria adiar pelo âmbito esportivo. Se o Athletico demorou para marcar até hoje, poderia arrastar mais para frente. Não iria fazer diferença para a Federação, que foi conveniente e saiu do âmbito esportivo. Não era um jogo de três pontos, mas uma semifinal. O clube tem planejamento, responsabilidade para dar aos patrocinadores e para uma cidade que esperava pela final. A gente só queria um jogo de igual para igual.

Mas o que Deus tem desenhado, não tem como mudar. Fomos premiados por essas circunstâncias. Uma mobilização forte no nosso elenco, torcedores de outros times apoiando a equipe e os jogadores colocaram o coração na ponta da chuteira para vencer o duelo. A minha indignação é que estamos perdendo o âmbito esportivo para fazer de qualquer maneira as coisas. Enfim, as coisas se desenharam assim, mas resolvemos jogar e fomos gratificados com o resultado.

Paraná Portal: A final do FC Cascavel será contra o Londrina e já existe uma brecha no calendário no meio da próxima semana. Com toda a questão do surto de Covid-19, o seu desejo é que a decisão do Paranaense seja apenas em outubro, quando terá um novo espaço para a disputa das partidas?

Tcheco: Seria o mais conveniente. Toda final ela é difícil, emblemática e o seu teor de dificuldades, independente de quem seja. Vai ser uma final difícil com certeza. Avaliando nosso cenário e do Londrina também, acho mais conveniente o jogo mais para frente. A Série B, que o Londrina disputa, vai ter mais espaço no meio de semana [em outubro] e a gente provavelmente vai ter.

Não seria benéfico já na próxima quarta-feira por nosso grupo estar reduzido e desgastado. Jogo semana passada com o Athletico, uma disputa de liderança com o Joinville, agora outro jogo com o Athletico e já tem um confronto com o Cianorte de uma possível classificação.

Paraná Portal: O FC Cascavel também inicia a disputa da vaga nas oitavas de final da Série D no confronto paranaense com o Cianorte. Você ainda não vai estar no comando do time na primeira partida, mas o que espera do jogo?

Tcheco: Passa a ser um outro campeonato, um torneio de mata-mata. Nós vamos jogar dois tipos de campeonato em um só: pontos corridos para se classificar, no qual conseguimos êxito, e agora a segunda fase se não tiver uma tarde feliz, pode ir por água abaixo. Entendemos que o clube tem a sua força e estilo de jogo. O Cianorte fez um bom Paranaense, passou por duas fases da Copa do Brasil e tem organização e respeito dentro do estado. Podemos dizer que é um clássico da região pelo fato das equipes se equiparem.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="788698" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]