FIFA The Best 2019: Messi é eleito o melhor do mundo; veja todos os premiados!

Vinicius Cordeiro

messi The Best cristiano van dijk

Lionel Messi ganhou o prêmio The Best 2019. O argentino concorreu com o zagueiro Van Dijk, do Liverpool, e Cristiano Ronaldo, da Juventus. Além disso, outros brasileiros também foram premiados. Alisson, goleiro do Liverpool e da seleção brasileira, foi eleito o melhor goleiro do planeta. Por fim, a torcedora Silvia Grecco, que narra os jogos do Palmeiras para o seu filho Nickollas, que sofre deficiência visual, ganhou o FIFA Fan Awards.  Confira todos os vencedores!

O evento da FIFA (Federação Internacional de Futebol) aconteceu em Milão nesta segunda-feira (23).

Entre as mulheres, Megan Rapinoe venceu o prêmio. Já no Prêmio Puskas, de gol mais bonito, Messi perdeu para Dániel Zsóri.

Entre os técnicos, Jürgen KloppJill Ellis foram os vencedores.

O jornal Marca, da Espanha, divulgou a seleção dos melhores antes do início do The Best: Alisson; De Ligt, Sergio Ramos, Van Dijk e Marcelo; Frenkie De Jong, Luka Modric e Eden Hazard; Kylian Mbappé, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Isso se confirmou na premiação.

Já a melhor seleção feminina foi escalada com a presença de Marta. Veenendal; Lucy Bronze, Renard, Fisher, Ohara; Henry, Ertz, Marta, Lavelle; Rapinoe e Morga.

the best seleção
Reprodução / Marca

MESSI

the best
Divulgação / UEFA

Essa é a sexta vez que Messi é eleito o melhor jogador de futebol do mundo, mas a primeira que vence desde 2015. Com isso, o camisa 10 do Barcelona abre vantagem sobre Cristiano, que levou o troféu em cinco ocasiões e não apareceu na premiação deste ano.

A última temporada de Messi foi absurda. Foram 51 gols marcados e 22 assistências em 50 jogos feitos. O Barcelona conquistou o título do Campeonato Espanhol, torneio que o camisa 10 foi o artilheiro com 34 gols e o líder de assistências, com 13 passes para gol.

Ele também foi o maior goleador da Champions League, com 12 gol, mas não levou o clube catalão à final por causa da virada histórica do Liverpool.

VAN DIJK

the best van dijk
Reprodução / Twitter

O defensor holandês foi comprado pelo Liverpool em 2018 por 84,7 milhões de euros. Na época, ele se tornou o zagueiro mais caro da história do futebol, mas Maguire (87 milhões de euros) e De Ligt (85,5 milhões de euros) superaram a marca.

Muito se debateu sobre um jogador da defesa custar tão caro. Mas Van Dijk provou que o investimento deu certo. O camisa 4 organizou o sistema defensivo dos Reds, que era bem vulnerável antes da sua jogada. Com atuações brilhantes e muita liderança, o zagueiro ainda alavancou o rendimento de seus companheiros, como Matip. Para fechar, ele ainda completou a marca de 65 jogos sem sofrer um drible.

O resultado da presença de Van Dijk foi o título da Champions. Já na Premier League, o Liverpool bateu na trave por causa da campanha excepcional do Manchester City.

CRISTIANO RONALDO

cristiano ronaldo
Cristiano Ronaldo teve uma queda nos números pela Juventus, mas ainda segue em altíssimo nível. (Divulgação/Juventus)

Na Juventus, foram 28 gols e 10 assistências em 43 jogos. Entretanto, CR7 não marcava menos de 30 gols em uma temporada desde 2008/2009, a última que jogou pelo Manchester United. Apesar disso, Cristiano levou Portugal ao título da primeira Nations League e segue entre os três melhores jogadores do planeta.

Confira todos os finalistas e os vencedores:

MELHOR JOGADOR

Cristiano Ronaldo– Juventus
Lionel Messi – Barcelona*
Virgil Van Dijk  – Liverpool

MELHOR JOGADORA

Lucy Bronze – Olympique Lyon e da seleção da Inglaterra
Alex Morgan – Orlando Pride e da seleção dos Estados Unidos
Megan Rapinoe – Reign FC e da seleção dos Estados Unidos*

MELHOR TREINADOR 

Pep Guardiola – Manchester City
Jürgen Klopp – Liverpool*
Mauricio Pochettino – Tottenham

MELHOR TREINADORA

Jill Ellis – seleção dos Estados Unidos*
Phil Neville – seleção da Inglaterra
Sarina Wiegman – seleção da Holanda

FIFA FAN AWARD

Silvia Grecco e Nickollas (BRA)*
Fãs da seleção holandesa na Copa do Mundo feminina (HOL)
Justo Sánchez (URU)

MELHOR GOLEIRO

Alisson – Liverpool*
Ederson– Manchester City
Marc-André ter Stegen – Barcelona

MELHOR GOLEIRA

Christiane Endler – Paris Saint-Germain
Hedvig Lindahl – Chelsea / Wolfsburg
Sari van Veenendaal – Arsenal / Atlético Madrid*

PRÊMIO PUSKAS: MESSI TAMBÉM GANHA

Lionel Messi – Betis x Barcelona, no dia 17 de março

Juan Fernando Quintero – River Plate c Racing Club, no dia 10 de fevereiro

Dániel Zsóri  – Debrecen FC x Ferencváros TC, no dia 16 de fevereiro*

Previous ArticleNext Article