UEFA troca a final da Champions da Rússia para a França

A guerra entre Ucrânia e Rússia motivou a decisão da UEFA em trocar a cidade que vai sediar a final da Champions League.

Redação - 25 de fevereiro de 2022, 08:19

(Divulgação UEFA/Getty Images)
(Divulgação UEFA/Getty Images)

A UEFA anunciou nesta sexta-feira (25) a mudança na sede da final da Champions League 21/22. Ao invés de ser realizada em São Petersburgo, na Rússia, a decisão vai ser disputada em Paris, na França.

A mudança se deve aos ataques russos na Ucrânia. Segundo a entidade que comanda o futebol europeu, a guerra que permanece na Europa representa um risco de segurança para o torneio.

Apesar na troca dos estádios - do Estádio Krestovsky para o Stade de France, a final da Champions segue com a mesma data: 28 de maio.

"A UEFA deseja expressar os seus mais profundos agradecimentos e apreço ao Presidente da França, Emmanuel Macron, pelo seu apoio pessoal e empenho em aceitar receber em França aquele que é o jogo de futebol europeu de maior prestígio neste momento de crise sem precedentes", diz um trecho da nota divulgada. 

A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária da UEFA, que ainda afirma apoio total no resgate dos jogadores de futebol e suas famílias da Ucrânia "que enfrentam terríveis sofrimentos humanos". 

O Comitê da UEFA também decidiu que as equipes russas e ucranianas, assim como as seleções, que participem das competições europeias serão obrigados a jogar em locais neutros até "segunda ordem". Ou seja, não vão acontecer jogos na Rússia e Ucrânia enquanto estiverem acontecendo os confrontos militares.

UEFA MUDA LOCAL DA FINAL DA CHAMPIONS

Essa será a primeira final da Champions em Paris desde a edição 2005/06. Naquela decisão, o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho venceu o Arsenal com gol do brasileiro Belletti. 

Vale lembrar que essa é a segunda mudança seguida nas sedes da final da Champions. Em 2019/20, a decisão seria disputada em Istambul. No entanto, a pandemia de covid-19 levou a fase final da Liga dos Campeões para Portugal.

Essa edição da Champions está nas oitavas de final - clique aqui e veja todos os resultados dos jogos de ida.