Verstappen leva pole e larga na frente pelo título da F1 no GP de Abu Dhabi

Jorge de Sousa

Verstappen leva pole e larga na frente pelo título da F1 no GP de Adu Dhabi

O holandês Max Verstappen fez a pole position no treino qualificatório do GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na manhã deste sábado (11), e vai largas na frente na disputa pelo título do Mundial de Pilotos da F1.

O principal adversário de Verstappen na briga pelo título, o britânico Lewis Hamilton, vai largas na segunda posição, seguido de perto pelo compatriota Lando Norris.

Verstappen e Hamilton chegam nos Emirados Árabes Unidos empatados na classificação com 369,5 pontos, mas o holandês tem a vantagem de ter uma vitória a mais que o rival (9 a 8).

Por isso, em caso de nenhum dos dois pilotos pontuarem no GP de Abu Dhabi, o título irá ficar pela primeira com Verstappen e com um piloto holandês na história da F1.

Mas Hamilton venceu as últimas três corridas (Brasil, Qatar e Arábia Saudita) e chega nos Emirados Árabes Unidos com moral elevada para buscar o oitavo título mundial de F1, se tornando assim o maior vencedor da história da categoria de forma isolada.

Essa é apenas a segunda vez na história que o Mundial de Pilotos da F1 é decidido na última prova com os pilotos empatados, com a disputa em 1974 colocando o brasileiro Emerson Fittipaldi contra o suíço Clay Regazzoni frente a frente neste cenário.

Na disputa no circuito de Watkins Glen, nos Estados Unidos, Fittipaldi chegou na quarta colocação e garantiu o título, após Regazzoni sofrer com problemas mecânicos e chegar apenas na 11ª posição.

A corrida valendo o título mundial de 2021 será disputada às 10h, deste domingo (11). A transmissão para todo Brasil ficará a cargo da Band TV.

Q1

A primeira parte do treino de classificação passou sem problemas ou surpresas, com Nikita Mazepin, Mick Schumacher, Kimi Raikonen, George Russell e Nicholas Latifi eliminados.

Vale lembrar que Raikkonen está disputando sua última corrida na F1 neste fim de semana, em Abu Dhabi.

Q2

O qualificatório esquentou na segunda eliminatória. Com Sebastian Vettel, Antonio Giovianazzi, Lance Stroll e Pierre Gasly fora da briga, a disputa pela última vaga no Q3 seguiu até a última volta.

Fernando Alonso não conseguiu fazer uma última volta rápida devido a bandeiras amarelas na pista e foi eliminado por apenas 12 décimos e viu Daniel Ricciardo ficar com a vaga na eliminatória final.

Q3

Verstappen foi dominante na última parte do último qualificatório. Com pneus macios, o holandês não foi ameaçado em nenhum momento por Hamilton.

Mas o britânico apostou em uma estratégia diferente e vai largar com pneus médios na corrida deste domingo.

Quem também apresentou bom desempenho no Q3 foi Norris, que também arriscou com pneus macios e buscou o terceiro lugar no treino, deixando os favoritos Sérgio Pérez (quarto colocado) e Valtteri Bottas (sexto colocado) para trás.

Confira a classificação final do treino de classificação do GP de Abu Dhabi de F1:

1- Max Verstappen (HOL) – Red Bull Racing

2- Lewis Hamilton (GBR) – Mercedes

3- Lando Norris (GBR) – McLaren

4- Sérgio Pérez (MEX) – Red Bull Racing

5- Carlos Sain (ESP) – Ferrari

6- Valtteri Bottas (FIN) – Mercedes

7- Charles Leclerc (MON) – Ferrari

8- Yuki Tsunoda (JAP) – Alfa Tauri

9- Esteban Ocon (FRA) – Alpine

10- Daniel Ricciardo (AUS) – McLaren

11- Fernando Alonso (ESP) – Alpine

12- Pierre Gasly (FRA) – Alfa Tauri

13- Lance Stroll (CAN) – Aston Martin

14- Antonio Giovinazzi (ITA) – Alfa Romeo

15- Sebastian Vettel (ALE) – Aston Martin

16- Nicholas Latifi (CAN) – Williams

17- George Russell (GBR) – Williams

18- Kimi Raikkonen (FIN) – Alfa Romeo

19- Mick Schumacher (ALE) – Haas

20- Nikita Mazepin (RUS) – Hass

LEIA MAIS: Saiba o que Max Verstappen e Lewis Hamilton precisam para conquistar o título da F1

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="810690" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]