Boqueirão também é moda, com 42 desfiles de marcas locais neste sábado (26)

Com Metro JornalCuritiba recebe neste sábado (26) o ‘Boqueirão Fashion Day’, um evento voltado à produção de moda do bai..

Guilherme Grandi - 24 de agosto de 2017, 12:49

Ensaio de modelos para o desfile nos corredores da R. da Cidadania. [foto: divulgação]
Ensaio de modelos para o desfile nos corredores da R. da Cidadania. [foto: divulgação]

Com Metro Jornal

Curitiba recebe neste sábado (26) o ‘Boqueirão Fashion Day’, um evento voltado à produção de moda do bairro, que concentra iniciativas do setor têxtil.

Tendo como palco a Rua da Cidadania, o evento busca levar aos olhares do público as criações dos estilistas da região e o comércio têxtil da Rua Bley Zornig, no Boqueirão.

Ao longo do dia, o público pode conferir, entre outras atividades, um desfile com 42 modelos que exibem peças confeccionadas por quatro estilistas e 35 lojas da regional, além de modelos chamados moulage, roupas costuradas diretamente em manequins pelos alunos de Design de Moda do Centro Europeu.

Em entrevista ao Metro Jornal, o coordenador do evento, Ricardo Dias, disse que o objetivo principal é valorizar o polo têxtil curitibano. “A ideia é fazer um desfile de moda envolvendo a Rua Bley Zornig, que é a meca de tecidos aqui de Curitiba. Estamos fazendo um evento de moda contemporâneo, que foge do conceito de passarela e de decoração rebuscada. Seguimos uma tendência em que os modelos e as roupas são mais valorizados que o entorno. É um ambiente urbano, que tem tudo a ver com a Bley Zornig, e a passarela é a Rua da Cidadania”, disse.

Este formato de desfiles, chamado de cruise ou resort, está em alta no mundo da moda, sendo muito utilizado por marcas famosas como Dior, Louis Vuitton, Gucci e Chanel, que foi pioneira no estilo. Ele preza pela valorização do ambiente onde é realizado, normalmente espaços abertos e amplos. O desfile da Louis Vuitton no Japão este ano, por exemplo, ocorreu no Museu Miho de Kyoto.

“No sábado, Curitiba tem uma boa oportunidade de ver a versão local disso tudo”, convida Ricardo Dias. O cruise serve como uma espécie de prévia das coleções (primavera/verão ou outono/inverno) que serão mostradas mais completas no ano. No caso dos grandes desfiles, antecedem as semanas de moda tradicionais (como a de São Paulo, Paris ou Nova York).

Veja a programação do Boqueirão Fashion Day:

15h30 - Abertura.

16h - Palestra Centro Europeu - "Vitrinismo Visual da Loja", com Elaine Piovezan.

17h - Workhop com Agência Curitiba e AAD Design de Moda - "Confecção e o Novo Negócio da Moda", com Aline Andreazza Bussi (designer e especialista em gestão estratégica de moda) e Henrique Cabral (consultor de economia criativa).

18h - Desfile.

Serviço:

Boqueirão Fashion Day

Sábado (26), a partir das 15h30, na Rua da Cidadania do Boqueirão

Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão

Entrada gratuita.