Semana Curitiba Lê terá palestras, cursos e flash mob de leitura

Mariana Ohde


Começou nesta segunda-feira (8) e segue até o dia 12 de abril a Semana Curitiba Lê, que reúne grandes nomes da literatura brasileira na capital paranaense. A programação do evento conta com oficinas literárias, palestras, rodas de leitura, mesas-redondas, contação de histórias, entre outras atividades. Todas são gratuitas.

A programação começa, nesta segunda-feira, com o debate O Direito à Literatura: a Censura do Livro Infantil na Contemporaneidade. A palestrante Rosana de Mont’Alverne Neto vai discutir casos específicos de censura em livros infantis e apresentar pontos para reflexão e debate.

Em parceria com o Litercultura, na terça-feira (9), será promovida uma roda de leitura com José Castello e leitores sobre o tema do próximo Litercultura (Fronteiras). As inscrições são feitas no local e horário do evento.

Outra ação literária ocorre na quinta-feira (11), com a mesa-redonda sobre Ações de Leitura e Formação para o Sensível, com a presença de Bel Santos Mayer, Pierre André Ruprecht e Flávio Stein.

Outro destaque da programação é o pré-lançamento do romance Carta à Rainha Louca, da escritora Maria Valéria Rezende. A autora ministra a palestra Leitura: Caminho Aberto para Vários Mundos. Nela fala de sua vivência, que a leva a percorrer quatro continentes formando novos leitores.

Maria Valéria, 77 anos, estreou na literatura em 2001, com o livro Vasto Mundo. Ganhou os prêmios Jabuti de 2009, 2013 e 2015, com livros nas categorias infantil, juvenil e romance. A obra Quarenta Dias foi considerada Livro do Ano de Ficção em 2015. O livro Outros Cantos ganhou em 2017 o Prémio Casa de las Américas.

Flash Mob

Para terminar a Semana, haverá um encontro com o objetivo de incentivar a leitura: o flash mob O Leitor, que será realizado na sexta-feira (12), das 16h às 17h, na Praça Rui Barbosa. Todos os interessados devem se dirigir ao local indicado e ler, durante uma hora, um livro de sua preferência.

Uma das recomendações é que em momento algum os participantes assumam que o evento foi previamente programado e que se chama flash mob, para não comprometer o efeito da ação.

Programa

Criado em 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba, o programa Curitiba Lê é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.

Atualmente, conta com 16 Casas da Leitura e o Bondinho da Leitura no Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Além dos espaços físicos, o programa também promove, junto à comunidade, rodas de leitura e contações de histórias, laboratórios de leitura, palestras, seminários e oficinas de análise e criação literária.

Semana Curitiba Lê 

Programação da Capela Santa Maria:

8/4 – Palestra: O Direito à Literatura: A censura do livro infantil na contemporaneidade, com Rosana de Mont’Alverne Neto (MG)
9/4 – Palco da Leitura, com José Castello
10/4 – Palestra e pré-lançamento do romance Carta à Rainha Louca, com Maria Valéria Rezende (PB)
11/4 – Mesa-redonda: Ações de leitura e formação para o sensivel: ou como resistir às adversidades, com Bel Santos Mayer, Pierre André Ruprecht e Flávio Stein

Entrada gratuita

Flash mob O Leitor

Data: sexta-feira (12/4)
Horário: das 16h às 17h
Local: Praça Rui Barbosa
Evento gratuito

Veja aqui a programação completa

Inscrições para as oficinas

Inscrições para a programação especial

Com informações da Prefeitura de Curitiba

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="609838" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]