Leonardo da Vinci, o  gênio, suas obras e invenções, no MON

As obras de Leonardo da Vinci, bem como suas invenções ainda podem ser vistas no MON. A exposição fica aberta até o dia oito de maio

Redação - 18 de abril de 2022, 11:04

Foto/Divulgação/MON
Foto/Divulgação/MON

 

 

Quem ainda não viu, vale a pena dar uma passada no Museu Oscar Niemayer para mergulhar nas ideias e projetos de Leonardo da Vinci. A exposição encerra dia oito de maio. A mostra do artista, bem como suas engenhocas que ficaram para a história, estão em Curitiba graças ao apoio de patrocinadores, entre eles, o Escritório de Advocacia Peregrino Rosa. “Para nós foi uma grande oportunidade poder participar de tão grandiosa mostra”, diz Ana Letícia Rosa, sócia do escritório.

A exposição “Da Vinci Experience e suas invenções” celebra os 500 anos da morte do gênio Leonardo da Vinci (1452-1519). Como parte das comemorações ela chega a Curitiba para apresentar a trajetória de uma das mentes mais brilhantes da história, de forma interativa e inovadora. 

A mostra é dividida em quatro núcleos que mostram as diversas abordagens do artista – engenharia, arquitetura, pintura e anatomia –, além de vídeos e uma sala de imersão que convidam o público a mergulhar no universo criativo de Da Vinci por meio de diferentes linguagens. “Da Vinci Experience e suas invenções” poderá ser vista nas salas 3 e 6 do Museu Oscar Niemeyer no período de 17 de fevereiro a 8 de maio de 2022.

“Com o propósito de sensibilizar as pessoas para a arte e pela arte, a realização da mostra 'Da Vinci Experience' vem ao encontro das premissas do MON”, afirma a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika.

Ela explica que além de colecionar e expor artes visuais, arquitetura e design, a instituição busca oferecer aprendizados transformadores e diálogos constantes entre público e arte. “O Museu Oscar Niemeyer é um espaço vivo que proporciona experiências únicas e inesquecíveis. A mostra imersiva sobre Da Vinci sem dúvida será mais uma delas”, comenta Juliana.

“A exposição destina-se a um público de todas as idades. O objetivo é compartilhar o universo particular das criações de Da Vinci e revelar alguns dos mistérios que habitavam a mente do gênio”, explica Ricardo Ribenboim, diretor da Base7 Projetos Culturais, responsável pela mostra. 

Na Sala de Máquinas, o visitante encontra dez reproduções artesanais das famosas máquinas pensadas e desenvolvidas pelo artista, como o paraquedas, o volante e a asa-delta. Leonardo da Vinci, acima de tudo, foi um cientista brilhante e projetou dispositivos que, posteriormente, viriam à luz em sua forma definitiva. 

Projeções gigantescas e uma trilha sonora Dolby Surround 360° coroam a narrativa, formando a Sala Imersiva. Nela, o público mergulha em centenas de imagens digitalizadas e vídeos em alta definição. 

EXPOSIÇÃO 

 Concebida pela Crossmedia Group e consultoria de Roberta Barsanti, diretora do Museo Leonardiano, a exposição foi exibida na Itália, nas cidades de Milão, Florença e Treviso; no Peru, em Lima; no Chile, em Santiago; na Colômbia, em Bogotá; e no Brasil, em São Paulo. 

O Ministério do Turismo e a Copel apresentam a exposição, que conta com patrocínio da Uninter; apoio do Park Shopping Barigüi, Peregrino Neto Advogados e Colégios Marista de Curitiba; e apoio institucional do Consulado Geral da Itália em Curitiba. É uma realização do MON e da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná.

EDUCATIVO

 – Ao longo do período expositivo, estão previstos atendimentos ao público espontâneo e grupos agendados, por meio de visitas guiadas e oficinas, além de palestras para o público geral.  Para mais informações e inscrições, basta entrar em contato pelo email agendamentodavinci@gmail.com ou pelo telefone (41) 99920-0419 (atendimento de terça a sexta, das 14h às 17h). 

As oficinas para o público espontâneo serão aos domingos, das 14h às 17h (respeitando o limite de público da oficina do MON). Todas as quartas-feiras haverá visita guiada com mediação de tradutores de libras, às 16h. 

As mediações para o público espontâneo serão de terça à domingo, das 10h às 18h. As mediações ao público agendado serão nas terças, quintas e sábados - das 10h30 às 12h; das 14h30 às 16h; e das 16h às 17h30.

Leia também:
'Vai catar o que fazer', responde Anitta a Bolsonaro antes de bloqueá-lo no Twitter
Gente
'Vai catar o que fazer', responde Anitta a Bolsonaro antes de bloqueá-lo no Twitter

Folhapress

17 de abril de 2022, 10:05

Jornalista esfaqueado em Brasília está consciente e estável
Gente
Jornalista esfaqueado em Brasília está consciente e estável

Raquel Lopes - Folhapress

16 de abril de 2022, 18:59

Anitta chega de moto ao Coachella e leva favela e bandeira do Brasil ao palco
Gente
Anitta chega de moto ao Coachella e leva favela e bandeira do Brasil ao palco

Folhapress

16 de abril de 2022, 11:24

« arraste para o lado »