Museu Planeta Água, com sede em Curitiba, será totalmente interativo; confira

O Museu Planeta Água deve ser entregue para os curitibanos e quem mais quiser visitar o espaço em março de 2022

Angela Luvisotto - BandNews FM Curitiba - 10 de fevereiro de 2022, 08:02

Divulgação/Museu Planeta Água
Divulgação/Museu Planeta Água

O único museu do Brasil totalmente interativo e dedicado à temática da água será entregue para a população de Curitiba no próximo mês de março. Com o propósito de dar visibilidade ao tema, promover educação ambiental e conscientizar crianças e visitantes sobre o valor inestimável dos recursos hídricos disponíveis no Planeta Terra, o museu foi concebido para inserir o visitante no verdadeiro Planeta Água. A informação é da BandNews Curitiba.

O espaço fala sobre a água sob diversos aspectos: sociais, geológicos, históricos, científicos e de saúde. O projeto do Museu começou a ser discutido em 2019, foi idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e foi aprovado pela Lei Rouanet. Empresas públicas e privadas compraram a ideia e o Museu tem patrocínio da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar), da Compagás, do Banco Regional do Desenvolvimento (BRDE) e da CTG Brasil.

Para o desenvolvimento do projeto, ainda em 2019, foi formalizado o Conselho Consultivo do Museu. Aurélio Santana, membro do Conselho Consultivo e arquiteto que está a frente do projeto, explica que o maior objetivo do museu é conscientizar as pessoas sobre o múltiplos usos da água. "O consumo é muito importante, aqui pegamos em vários momentos essa questão. Nós mostramos o custo de água de cada objeto, por exemplo, quanto custa de água 10 minutos de internet?", explicou Santana. 

Aurélio conta ainda que o Museu apresenta para o expectador um convite para refletir sobre os desafios que a humanidade tem pela frente para resolver as tantas questões que envolvem a água, como a escassez dela, por exemplo. "A água na teoria nunca acaba porque está em renovação, o problema é a gente ter água em condição de consumo no lugar certo."

A maior surpresa que o Museu reserva é uma escultura desenvolvida especialmente para o Museu. O esqueleto da Baleia Azul, totalmente construído com resíduos plásticos alerta para o perigo do descarte deste material nos oceanos. A escultura, que tem o tamanho real de uma Baleia Azul promete ser uma das sensações do espaço. 

O Museu Planeta Água deve ser entregue para os curitibanos e quem mais quiser visitar o espaço em março de 2022. Mês do aniversário da cidade. Durante todo o percurso os visitantes podem participar ativamente da exposição. O Museu Planeta Água está localizado na avenida Vitor Ferreira do Amaral, no Tarumã, na sede da Sanepar que abrigou a primeira estação de tratamento de água da capital paranaense.

Leia também:
« arraste para o lado »