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Parlapatões voltam ao Festival de Curitiba para reviver três grandes sucessos

Parlapatões voltam ao Festival de Curitiba para reviver três grandes sucessos

Grupo paulistano de humor já encenou 9 peças em oito edições diferentes do Festival de Teatro de Curitiba, que volta para sua 30ª edição

Redação - quinta-feira, 10 de março de 2022 - 16:21

 O 30º Festival de Teatro de Curitiba trará o grupo Parlapatões para reencenar três de seus sucessos de festivais anteriores. As peças “Prego na Testa”, “[email protected]” e “Parlapatões Revistam Angeli” devem ocorrer entre 29 de Março e 3 de Abril.

Todas as montagens serão no Sesc da Esquina e são parte da Mostra Lúcia Camargo.

Foto do espetáculo Prego na Testa (Divulgação/Assessoria)

Prego na Testa 

 A primeira peça será encenada nos dois primeiros dias do Festival, 29 e 30 de março. Prego na Testa é um espetáculo solo de Hugo Possolo, baseado na obra e performance do ator e dramaturgo americano Eric Bogosian.

 Nela, o texto expõe ao ridículo a neurose urbana que Possolo soube adaptar às circunstâncias da realidade brasileira ao viver 7 personagens de características bem diferentes, como o mendigo que se considera dono de um vagão de metrô, o emergente apaixonado pela nova churrasqueira, o fã chato, entre outros.

Shakespeare “abreviado”

 Já nos dias 31 de março e 01 de abril, o grupo apresenta [email protected], a versão brasileira de The Complet Works of William Shakespeare (Abridged), do americano Adam Long, que também é ator e participou da montagem original.

 O “Shakespeare abreviado” dos Parlapatões é um clássico instantâneo que estreou no Festival de Curitiba. A peça é uma sátira agilmente estruturada que compila a obra completa de William Shakespeare em 99 minutos, encenada por três atores que se dividem em 12 personagens.  

 Ela foi dirigida por Emílio Di Biasi, ator e diretor falecido em 2020, fundador do grupo teatral Decisão e um grande garimpeiro de talentos do teatro. Além disso, sua tradução é de Barbara Heliodora, principal tradutora de Shakespeare no Brasil.

Universo Angeli

 Enfim, nos dias 2 e 3 de abril, a trilogia dos Parlapatões se encerra com o retorno de um de seus maiores projetos: a ampla pesquisa sobre a obra do cartunista Angeli.

 O espetáculo Parlapatões Revistam Angeli rola em clima de Teatro de Revista, ao som do rock’n roll, com os personagens mais conhecidos do cartunista como Bob Cuspe, Rê Bordosa, Os Skrotinhos e Meia-Oito trazendo vida a situações criadas nas tiras, charges e textos do artista.

 A peça estreou no Festival de Curitiba de 2013 com a presença do próprio Angeli e fez grandes temporadas no Auditório Ibirapuera e temporada no Espaço Parlapatões, com grande sucesso de público.

Parlapatões e o Festival de Curitiba

 Ao todo, os Parlapatões já encenaram nove peças com quatro estreias nacionais em oito edições diferentes do Festival de Curitiba. “Nosso trabalho sempre foi muito bem recebido. O festival sempre serviu como um impulso muito grande para que nossos espetáculos começassem temporadas Brasil afora”, disse Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo.

 O grupo surgiu em São Paulo, no ano de 1991, como um grupo de teatro de rua, que trabalhava com humor e linguagem circense e passava o chapéu no final dos espetáculos.  

 No ano seguinte, o Festival de Curitiba foi criado por jovens estudantes para movimentar a estagnada cena cultural da cidade. Desde então, os dois projetos cresceram e apareceram e suas trajetórias se cruzaram muitas vezes.

 A primeira delas foi em 1997, quando houve a estreia nacional de Piolim, no Festival de Curitiba. Na mesma edição, os Parlapatões apresentaram a peça de rua U Fabuliô. No ano seguinte, o espetáculo [email protected] estreou com grande sucesso de público e crítica no Festival e seguiu uma importante carreira nacional. 

 Em 2003, outra estreia: As Nuvens. Três anos depois, a trupe trouxe dois novos espetáculos Hércules e Prego na Testa. Em 2009 foi montado Oceano – Circo Roda, em 2010, O Papa e a Bruxa e a última passagem pelo Festival foi com o grandioso espetáculo Parlapatões Revistam Angeli, que volta em 2022.

 Possolo lembra que ouvia dos colegas mais experientes que o público de Curitiba era “duro e difícil para comédia”, mas que hoje tem a impressão contrária. “Para gente nunca foi duro e difícil. Ou a gente acertou muito, ou quem sabe temos uma empatia, uma relação forte com a cidade e há uma reciprocidade na conexão”, disse.

Parlapatões em [email protected] (Divulgação/Assessoria)

 Quando a direção do Festival disse que queria fazer um uma edição comemorativa de 30 anos com de remontagens de grandes sucessos de festivais anteriores, a ideia soou muito bem para os Parlapatões. “Somos um grupo que mantém repertório. Essas três peças, cada uma a seu jeito, foram fáceis de retomar”.

 Neste ano, os Parlapatões retornam ao palco do Festival de Teatro de Curitiba com uma trilogia de grandes sucessos para comemorar as três décadas de parceria. Todas as montagens serão no Sesc da Esquina e são parte da Mostra Lúcia Camargo.

 Três espetáculos testados, aprovados e imperdíveis para celebrar a simbiose entre Os Parlapatões e o Festival de Curitiba. “Estamos felizes de estar em Curitiba novamente e finalmente nos apresentando para um público. Vai ser uma lavada de alma, uma retomada”. 

Ingressos

 Os Ingressos podem ser comprados através do site do Festival de Curitiba. As entradas custam R$80,00 (Inteira, com direito a meia entrada para estudantes, jovens, doadores, idosos e colaboradores) e têm classificação indicativa de 14 anos.

 

 

*Matéria por Lorenzzo Gusso, sob supervisão de Mirian Villa, com assessoria de imprensa

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