Agenda Cultural
Compartilhar

Principais crimes cibernéticos do mundo são retratados em livro

O perito judicial Wanderson Castilho, especialista em crimes virtuais, lança nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, em Cur..

Lorena Pelanda - 10 de agosto de 2018, 10:08

O perito judicial Wanderson Castilho, especialista em crimes virtuais, lança nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, em Curitiba, o livro “100 Fatos marcantes sobre o cibercrime no mundo”. Este é o seu quarto livro sobre a criminalidade no mundo digital.

ANÚNCIO

A obra faz um balanço dos principais crimes cometidos pela internet entre 1989 e 2017, mostrando técnicas e mecanismos utilizados pelos criminosos virtuais. Entre alguns dos crimes descritos estão ataques de hackers, divulgação de fake news, roubo de dados e informações sigilosas, estelionato e sabotagem de serviços.

Além de abordar o papel da segurança online no mundo e sua influência no desenvolvimento das novas tecnologias, o autor Wanderson Castilho relata que, mesmo com os avanços dos mecanismos de proteção e privacidade na rede mundial, o público ainda está muito vulnerável aos ataques dos bandidos virtuais. “Os criminosos ameaçam crianças, mulheres, instituições financeiras, empresas e agentes públicos. A rigor, todos os usu­ários da internet estão sujeitos a estas práticas”, explica.

Uma pesquisa da empresa CyberSecurity Ventures, de 2017, uma das gigantes mundiais da segurança digital, revela o tamanho desse mercado ao prever que o cibercrime deve trazer prejuízos ao mundo na ordem de US$ 6 trilhões em 2021.

ANÚNCIO

“Especialistas renomados em segurança digital, como Wanderson Castilho, prevêem que, no futuro, todo mundo será atacado. Isto parece catastrofismo, mas não é. Ou seja, não é uma questão de “se” você vai ser atacado, mas “quando” isso vai acontecer”, afirma o editor do livro, o jornalista Eduardo Sganzerla.

No evento de lançamento na capital paranaense, o autor promoverá um bate-papo com a plateia e fará uma apresentação sobre alguns dos casos mais notórios de crimes virtuais em todo o mundo.

Também haverá sessão de autógrafos e um coquetel para os convidados que poderão adquirir o livro pelo preço promocional de R$ 30.

O lançamento será no dia 10 de agosto, às 19 horas, no Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco, Centro).