Ano novo chinês é celebrado com espetáculo de dança e artes marciais em Curitiba

A celebração do ano novo chinês em Curitiba terá apresentações de dança, música e artes marciais. O evento acontece nest..

BandNews FM Curitiba - 25 de janeiro de 2020, 12:00

Divulgação
Divulgação

A celebração do ano novo chinês em Curitiba terá apresentações de dança, música e artes marciais. O evento acontece neste domingo (26), na Ópera de Arame, a partir das 17h.

A comemoração foi pensada inicialmente para ser realizado no Memorial de Curitiba, mas o interesse do público fez com que a organização transferisse o local do espetáculo.

Cerca de 1.000 pessoas são esperadas. A entrada é gratuita. O espetáculo traz demonstrações de artes marciais dos monges guerreiros do Templo Shaolin.

A apresentação contará também com a participação de 20 bailarinos da Companhia de Música e Dança de Zhengzhou, que apresentarão um pouco da cultura do país asiático.

O ano novo chinês é uma tradição milenar e uma das principais comemorações do país. Na China, assim como em outros países na Ásia, os dias são marcados pelo calendário lunar, e por isso a passagem de ano não acontece em dezembro, como no Brasil. Cada ano é dedicado a um animal, são 12 ao todo.

Em 2020 é comemorado o ano do rato, o primeiro bicho da lista. A passagem de ano para os chineses acontece neste sábado (25). A apresentação prevista para o fim de semana na capital tem colaboração do governo da China.

A companhia, que já passou por 500 cidades em mais de 100 países, desembarcou em uma rápida temporada pelo Brasil, com montagens do espetáculo em Foz do Iguaçu e Recife. A vinda a Curitiba foi um pedido do consulado chinês.

A Ópera de Arame, local das apresentações relacionadas ao ano novo chinês, está localizada na Rua João Gava, número 970, no bairro Abranches.