Argentino “Tic-Tac, o Herói do Tempo” estreia no Festival Internacional de Teatro Infantil do PR

Redação

Peça da companhia Omar Avarez Títeres, de Buenos Aires, estreia no dia 7 de maio, às 19h30, trazendo delicados bonecos confeccionados a partir de objetos do cotidiano. Nova edição do Festin ocorre de forma online e gratuita de 30 de abril a 13 de maio
Destival internacional de teatro infantil

A nova edição do Festin – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná, segue e tem programação para hoje (7 ): a peça argentina “Tic-Tac, o Herói do Tempo” Devido à pandemia causada pela Covid-19, a programação é integralmente online e gratuita, com transmissão pelo perfil oficial do festival no Youtube. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

“O formato é inédito, online e reúne todo o conteúdo artístico e de entretenimento com a qualidade já conhecida pelo público, que poderá conferir os espetáculos de todos os lugares do Brasil e também de outros países. Esperamos poder levar um pouco da magia dos palcos para todos as crianças e jovens que nos acompanham do outro lado da tela neste delicado momento de pandemia”, explicam Bruna Bayley e Cynthya Borges, produtoras do evento.

Entre os destaque na programação, está a estreia nacional do espetáculo “Tic-Tac, o Herói do Tempo”, da companhia teatral Omar Avarez Títerez, de Buenos Aires (AR), no dia 7 de maio, às 19h30. A peça traz a história de Tic Tac, um antigo relógio despertador que se vê ameaçado ao se deparar com novos itens tecnológicos que podem complicar sua existência. A história é contada por meio de bonecos criados a partir de objetos do cotidiano, combinando projeções em stop-motion e propondo uma aventura romântica com humor e poesia visual.

Rodada de negócios no festival

Nesta sexta-feira (7), às 15h, acontece a primeira Feira de Teatro Infantil do Festin, ao vivo, que consiste em uma rodada de negócios com organizadores e profissionais de festivais de teatro infantil, nacionais e internacionais, que trocarão experiências sobre a realização de seus trabalhos.

A responsável pela estrutura da transmissão é a Bebe de Soares, uma das diretoras do Fita Chile, a feira mais importante de teatro infantil na América Latina. Ainda na sexta (7), às 19h30, estreia o espetáculo “Tic-Tac, o Herói do Tempo”, da companhia Omar Avarez Títeres, de Buenos Aires (AR), que combina delicados bonecos criados a partir de objetos do cotidiano com projeções feitas em stop-motion, propondo uma aventura romântica repleta de emoção, humor e poesia visual.

Tic Tac é um antigo relógio despertador que, todas as manhãs, dá corda em sua cativante coleção de relógios, em que momentos felizes estão guardados. De repente, ele se vê ameaçado ao receber um presente do ambicioso Wifi, um telefone muito moderno, que pot trás de sua aparência inocente, esconde interesses perigosos que podem complicar sua existência.

Musicais

No sábado (8), às 10h, é a vez do musical “O Cravo e a Rosa – Uma Nova Canção”, do Grupo Paiol, de Arapongas (PR). Criado por Pedro Ziroldo, a partir da famosa canção infantil sobre o relacionamento do Cravo e a Rosa, na tentativa de mudar a e traz a cultura do pé vermelho em suas músicas originais, poesias e jeito típico dos personagens. No elenco, Heriveuto Souza, Jusciléia Amaral, Michele Nakajima, Pedro Ziroldo e Valdecir Ferreira.

“Vida Seca” é o próximo espetáculo a ser apresentado no sábado, às 16h, da CIA Manipuladora de Formas Etc I Tal, de Vavegantes (SC). Inspirado livremente na obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, o espetáculo conta com a tradicional técnica de bonecos de luvas, trazendo personagens abalados pela seca e obrigados a migrar em busca de água, tendo que lidar com a fome e a opressão. No elenco, Didval Batista e Morgana Rodriques da Rosa.

Musicais no festival

Já no domingo (9), às 16h, o misterioso espetáculo “Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas”, da Severina Cia de Teatro, de Pindamonhangaba (SP), que gira em torno do conto russo “Vasalisa, a sabida”, adentrando em uma floresta escura, repleta de desafios e magia rumo à casa da bruxa Baba Yaga, que guarda o fogo especial que as personagens tanto precisam. No elenco, Amanda Leite Atriz, Hérica Ferreira, Laila Romeiro, maria da Conceição Oliveira e Raíssa Lorena Corrêa Araújo.

“A arte tem a capacidade de nos transportar para outro universo, de fazer com que os problemas sejam esquecidos por alguns minutos e, com os ajustes impostos pela pandemia na realização de eventos, temos a oportunidade de levar essa programação especial para todo o Brasil. São espetáculos teatrais, musicais, contação de histórias e outros conteúdos culturais de qualidade voltados para toda a família e disponíveis gratuitamente”, finaliza Herica Veryano, diretora pedagógica do Festin.

Os espetáculos ficam disponíveis no canal oficial do festival no Youtube até o dia 13 de maio.

Bagagem cultural no universo  online

O Festin – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná tem patrocínio da Syngenta, apoio do Cascavel JL Shopping e da Amazona Network, com a realização de Bruna Bayley e Cynthya Borges. A apresentação é do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura. Mais informações podem ser conferidas no site oficial (www.festimparana.com.br) ou pelas redes sociais oficiais do evento: Facebook | Instagram.

O Festin surgiu em 2017, em Cascavel, com o nome Festival de Teatro Infantil de Cascavel, em que apenas companhias teatrais do Paraná participaram, e consistia em oferecer espetáculos gratuitos para a população cascavelense, sendo em sua maioria, teatro de rua. Com a receptividade do público, uma nova edição foi realizada em 2019, com a participação de cias de todo o Brasil, promovendo espetáculos diurnos que aconteciam em locais alternativos, como praças, parques, escolas e instituições de apoio.

A terceira edição do Festin vai além e passa se chamar Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná. Com a pandemia do novo coronavírus, o evento se prepara para levar todo a sua bagagem cultural para o universo online, apresentando espetáculos online que podem ser conferidos no seu perfil oficial do Youtube de qualquer lugar do mundo, oferecendo uma programação especial e inédita.

 

Leia também: ‘Não sei se volto’, Alexandre Garcia ameaça deixar CNN Brasil

 

 

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="762622" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]