Associação Amigos de Frans Krajcberg abre convocação para catálogo do artista

No ano do centenário do escultor e pintor Frans Krajcberg, a Associação Amigos de Frans Krajcberg (Amafrans) convoca tod..

Redação - 07 de setembro de 2021, 11:25

Reprodução/Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte
Reprodução/Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte

No ano do centenário do escultor e pintor Frans Krajcberg, a Associação Amigos de Frans Krajcberg (Amafrans) convoca todos os galeristas de arte, colecionadores, leiloeiros e amigos do artista a fornecerem imagens e referências necessárias para a produção do Catálogo Raisonée com suas obras. A iniciativa será lançada na ART RIO, um dos maiores eventos de artes do Brasil, no dia 8 de setembro. As informações são da assessoria de imprensa da Amafrans.

Segundo Marcia Barrozo do Amaral, encarregada da preservação da obra do artista, conforme seu testamento, o objetivo da ação, além de preservar e valorizar, cada vez mais, a obra de Krajcberg, é coibir as práticas de falsificação que têm crescido de forma acentuada. "O trabalho de Frans Krajcberg antes de ser celebrado, precisa ser protegido. O catálogo será uma ferramenta para admiração e pesquisa", ressalta.

A partir do lançamento da convocação, os interessados devem enviar as informações da obra que se pretende catalogar para o email obraskrajcberg@gmail.com. Os documentos necessários podem ser de qualquer natureza que comprovem a origem da obra. Por exemplo: aquisição, certificados, expertises, etiquetas, referências em livros/catálogos ou exposições em que a obra tenha figurado, além de fotografias.

Após a análise, a Amafrans responderá em até 30 dias com os procedimentos para a catalogação da obra ou com indicação de insuficiência de dados ou inconsistências.