Biblioteca promove curso sobre narrativas gráficas através do inconsciente

Francielly Azevedo e Assessoria


A Biblioteca Pública do Paraná promove em julho o curso “Narrativas gráficas através do inconsciente”, com o quadrinista curitibano DW Ribatski. Voltada para maiores de 18 anos, a oficina acontece nos dias 18, 19 e 20 de julho, das 14h às 17h, na Sala de Reuniões da BPP.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 9 de julho por meio do formulário disponível no site da BPP. Há 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Mais informações: (41) 3221-4917.

O curso tem como objetivo estimular o inconsciente criativo do aluno a partir de imagens abstratas para chegar na produção de narrativas ilustradas. DW Ribatski vai apresentar informações sobre quadrinhos, arte e técnicas para ativação do processo inconsciente, como exercícios para transformar o conteúdo abstrato em imagem figurativa e, por fim, os participantes vão elaborar  uma narrativa gráfica.

Para participar das aulas, os alunos precisam de lápis ou lapiseira, borracha, caneta de nanquim (uma fina e uma grossa), canetinha preta de ponta grossa, canetinhas coloridas, lápis de cor ou giz e ¼ de pacote de papel A2, de qualquer tipo, de preferência com gramatura acima de 100g. Como material opcional, o oficineiro sugere o uso de nanquim em pote ou bisnaga, pincéis de ponta redonda, corretivo líquido, pena com ponta de metal, régua e esquadro e tintas.

DW Ribatski nasceu em Curitiba, em 1982, e está radicado em São Paulo (SP) há quase uma década. Formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná, é colunista do blog da Companhia das Letras, coordena o Espaço Cultural LAJE e colabora como ilustrador em diversos jornais e revistas, como a Folha de S.Paulo, Cândido e Piauí, além de já ter ilustrado capas de livros da editora Cosac Naify e produzido material gráfico para bandas. É autor, entre outras, das HQs Campo em branco e Como na quinta série.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.