Bienal de Quadrinhos está em andamento até o final do ano

Redação

Bienal de Quadrinhos acontece em formato on-line

A sexta edição da Bienal de Quadrinhos acontece em formato on-line entre os meses de agosto e dezembro. Com a participação de 140 artistas nacionais e internacionais, o evento contará com uma feira virtual de HQs, palestras, debates e oficinas.

As ações formativas da Bienal de Quadrinhos, abertas ao público, acontecerão em duas semanas: de 23 a 26 de setembro; e de 30 de setembro a 3 de outubro. Estão previstas palestras, debates e oficinas com mais de 30 convidados nacionais e internacionais, que irão explorar também o diálogo entre música e quadrinhos. As oficinas serão dirigidas para diferentes públicos (adulto, infantil, profissionais e iniciantes) conforme processo curatorial, e ofertadas em vagas limitadas, por meio de inscrições.

Também será promovida uma oficina online de HQs. Desenvolvida pelo Instituto Caranguejo, a ação será especialmente direcionada para o público infanto-juvenil das escolas públicas, em articulação com as regionais de educação em Curitiba.

Em outubro, a Bienal Circula leva até Araucária e São José dos Pinhais atividades culturais de intercâmbio com quatro artistas locais (dois de cada cidade) e dois nacionais para a coprodução de uma obra coletiva. A ação será desenvolvida de forma online, por meio de encontros virtuais entre os artistas. As obras resultantes serão executadas em espaços públicos das cidades e o processo será registrado e disponibilizado nas redes sociais da Bienal.

No mês de novembro, a Muvuca, tradicional espaço de trocas, encontros e surpresas, ganha edição um formato totalmente virtual, com o compartilhamento de interesses na produção de HQs, exposição de artistas e editores, com interação em tempo real com o público. Serão 100 participantes selecionados pela curadoria da Bienal de Quadrinhos: Mitie Taketani, fundadora da Itiban Comic Shop; Vadeco Schettini, músico e produtor; e Fabio Zimbres, quadrinista e ilustrador. Ao todo serão 24 horas de programação, incluindo algumas intervenções artísticas ao longo da realização. A Muvuquinha, por sua vez, será voltada ao público infantil.

No decorrer das ações, os 10 anos de Bienal de Quadrinhos serão celebrados. Em novembro e dezembro, uma série de vídeos sobre todas as edições irá relembrar momentos importantes – e desvendar os segredos para que um evento gratuito de democratização da cultura tenha resistido e impactado tanta gente por tanto tempo.

Para mais informações, deve ser acessado o site da edição: bienaldequadrinhos.com.br.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="785477" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]