Blindagem não fará show dia 7 de outubro, como noticiamos

Pedro Ribeiro


Pedro Ribeiro

Erramos. Ou errei. A notícia abaixo, do Grupo Blindagem, que faria show dia 7 de outubro no Teatro Positivo, não é verdadeira. O show já foi realizado, antes da pandemia, ou seja, em 2011, conforme informações de um membro da banda. Como recebi na semana passada convite, via facebock, não reparei no ano e, como seguidor e fã do Blindagem, acabei postando matéria sobre a realização show. Peço desculpas. Mas, ao mesmo tempo, fiquei contente pelo grande número de leitores, principalmente dos que admiram a banda que entraram nas redes sociais para saberem sobre compra de ingressos. Isto mostra que o nosso Blindagem está mais vivo que nunca e temos certeza de que, com o fim da pandemia, voltará aos palcos para nos brindar com aquyele rock raíz.

 

Se existe uma banda de rock raiz, ela está em Curitiba. Há quatro décadas o grupo Blindagem vem mantendo vivo os estilos que vão desde o rock pesados a baladas românticas e criações próprias que falam da terra, o Paraná. A banda já abriu palcos para shows com Lobão, Caetano Veloso, Paulinho Boca de Cantor, Renato Russo, Moraes Moreira, entre outros atores da música popular brasileira.

A banda Blindagem, para mim, é única. Acompanho – de perto ou longe – o grupo nestes 40 anos de estrada. Até um pouco mais, da época da extinta Chave. Nunca consegui entender porque este grupo não se destacou no cenário nacional e internacional a exemplo de outras grandes bandas brasileiras, pois tem tudo, até hoje, para ser uma das melhores do país.

Talvez, quem sabe, por ter preferido ficar na terra, cantar as coisas da terra e ser protagonista do rock no Paraná. Mas me lembro que a banda atravessou o Oceano Atlântico para a gravação de um disco e apresentações ao vivo na Itália. A banda grava no MetaStúdio e apresenta-se como atração internacional no festival anual da cidade de Castagnolle Lanze.

Na noite de 3 de junho de 1998, o grande auditório da Teatro Guaíra foi palco de um grande show para comemorar os 20 anos da Blindagem. Em 1999 é lançado o CD “Blindagem”, uma regravações do primeiro LP (1981) da banda. Em 2003, foi lançado o CD “Greatest Hits”, contendo, entre outros, sucessos regravados como “Operário Padrão” e “Malandrinha”.

Em 2007 a banda retorna ao Guaíra para uma apresentação de “Rock em Concerto”, unindo o rock com a música erudita. Clássicos da banda se misturaram com músicas clássicas como a 5ª Sinfonia de Beethoven, entre outros eruditos. Essa apresentação, gravada ao vivo, transforma-se no primeiro DVD da banda, lançado em junho de 2008.

Em abril de 2010 ocorreu o falecimento de Ivo Rodrigues e conforme o site oficial da banda declara: “e a história da banda continua…” .

 

Pedro Ribeiro, jornalista, editor-chefe do Paraná Portal e membro do grupo Blindagem

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="792665" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]