Centro Cultural Teatro Guaíra teve um público de 103 mil espectadores em 2019

Redação

teatro guaíra espectadores 2019

O CCTG (Centro Cultural Teatro Guaíra) fechou 2019 com um público de 103 mil espectadores em suas próprias produções, que somaram 113 apresentações. Considerando todos os eventos, foram 301 mil espectadores.

Apenas no Guairão, foram 235 mil pessoas em 156 apresentações.

Hoje, a instituição conta com quatro corpos artísticos: Balé Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Paraná, a Escola de Dança Teatro Guaíra e a G2 Cia de Dança. O balé, por exemplo, teve aumento de 20% em relação ao público de 2018, e bateu recorde desde 2011.

Vale ressaltar que o Teatro Guaíra é um dos maiores complexos culturais da América Latina, com quatro auditórios em um espaço de 16,9 mil metros quadrados.

“Queremos que todos, independentemente de classe social, se sintam parte da história que estamos construindo. É um novo olhar para cultura, em que o erudito e o popular se encontram para refletir a identidade paranaense. Estamos muito felizes com esse momento e muita vontade de planejar um 2020 unindo todas as pessoas”, celebrou Monica Rischbieter, diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

BALÉ TEATRO GUAÍRA

Apresentação do Balé Teatro Guaíra. (Maringas Maciel / AEN)

O Balé Teatro Guaíra teve público recorde em 2019. Foram 39,5 mil espectadores, o maior número desde 2011. O valor representa uma alta de 20% em relação a 2018. Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do Balé Teatro Guaíra e depois a companhia fez uma turnê por oito cidades paranaenses. Em todos os locais, foram ofertadas oficinas técnicas e artísticas para a comunidade. No total, o BTG se apresentou 34 vezes neste ano.

ESCOLA DE DANÇA

Teve 18 mil espectadores em 2019 em 36 apresentações realizadas em 2019. No fim do ano, ocorreram seis sessões de João e Maria, sendo três para alunos de escolas públicas. A montagem foi baseada em um conto de fadas da cultura popular alemã e levou para o palco do Guairão 110 integrantes da EDTG.

G2 

A companhia de bailarinos master se apresentou em três capitais do Sudeste e Nordeste do país entre agosto e outubro. No total, o público foi de 4 mil pessoas.

As viagens fizeram parte da celebração de vinte anos do G2. No repertório, duas coreografias aclamadas: La Cena e Blow Elliot Benjamin. Nos últimos anos, o grupo vem desenvolvendo uma técnica inovadora que une dança, interpretação e música.

ORQUESTRA SINFÔNICA 

Em 2019, a Orquestra Sinfônica do Paraná fez 42 apresentações e teve 40,5 mil espectadores.

Entre os destaques estão a projeção do filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, além dos concertos My Fair Lady, Beethoven e o Concerto de Aniversário, com obras de Villa-Lobos e Shostakovitch.

Previous ArticleNext Article