Concurso premia melhores cervejas caseiras do Paraná

Redação

cervejas artesanais concurso

Acontece neste final de semana, no Centro Europeu, o X Concurso Paranaense de Cervejas Feitas em Casa, promovido pela Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva). Considerado o maior concurso do estado, serão avaliados 140 rótulos, em 32 categorias, entre elas Lagers Claras, Strong Ales e Specialty Beers. O concurso vai classificar as nove melhores cervejas que disputarão a Copa Acerva Brasil. Além disso, o primeiro lugar ganhará um curso de beer somellier no Centro Europeu.

O presidente da Acerva, Lenir Filho, explica que o concurso contribui para o crescimento profissional dos cervejeiros. “Eles têm um feedback dos juízes sobre a sua produção de cerveja, se está bem enquadrada no estilo, se os meios de produção utilizados são adequados e se o resultado que ele almejava dentro do guia de estilos está correto. Além disso, temos o reconhecimento dos melhores cervejeiros caseiros”, destaca.

Entre os jurados estão 16 cervejeiros, sommeliers e profissionais certificados pelo Beer Judge Certification Program. O concurso vai oferecer 30 medalhas e os três prêmios principais. Só podem participar receitas feitas em casa, sem a utilização de equipamentos comerciais.
A rodada final de avaliações e o resultado final serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Acerva.

De acordo com o vice-presidente da Acerva e diretor de prova, Daniel Dallagassa, o concurso tem como objetivo incentivar e valorizar a produção caseira de cerveja. “A espinha dorsal do nosso concurso é desenvolver a cultura cervejeira no estado e temos recebido amostras de altíssimo nível, a tendência é sempre de melhorar a qualidade das amostras. As bebidas serão avaliadas pelos critérios de aroma, aparência, sabor, sensação de boca e impressão gerais”.

O Centro Europeu – que possui uma das escolas de gastronomia mais tradicionais da América Latina e inclui o curso de Beer Sommelier & Home Brewer – foi escolhido para sediar o evento e oferecerá um curso completo na área cervejeira ao primeiro colocado. De acordo com o diretor acadêmico e responsável pelos cursos de gastronomia do CE, Rogério Gobbi, o concurso será uma experiência na formação dos alunos. “Para nós é uma satisfação formar uma parceria com essa entidade. O concurso trará a oportunidade dos alunos entenderem um concurso dessa magnitude, pois serão 140 amostras de cervejas avaliadas por 16 juízes certificados pela BJCP”.

Dica de Harmonização – Para saborizar o seu final de semana trouxemos uma dica de harmonização de cerveja artesanal para o churrasco. A dica é de Daniel Dallagassa, vice-presidente da Acerva. “Com a carne assada gosto de harmonizar uma American Amber Ale, que é leve, refrescante e tem personalidade. Ela tem um tostado que combina muito bem com a carne e algum frescor de lúpulo para não deixar a refeição pesada, limpando o paladar e convidando à próxima garfada”.

Curso de Beer Somellier – Os amantes de cervejas que desejam se especializar podem ingressar no Curso Beer Sommelier & Home Brewer que é oferecido nos formatos presenciais e online pelo Centro Europeu. Além de preparar o aluno para produzir sua própria cerveja, o curso ensina técnicas de degustação, análise sensorial e harmonização gastronômica com a bebida.

São ministradas aulas de insumos, produções, técnicas de harmonização e contamos também com técnicas de serviços da bebida e glassware – adequação de taças à bebida. Os alunos recebem um case com taças para degustação, livro de conteúdos, caderno de análise sensorial, abridor de cerveja, kit de análise sensorial (on off flavors) e aproximadamente 40 rótulos de cervejas das principais escolas cervejeiras mundiais, para que possam acompanhar as degustações que serão conduzidas para cada aula.

*Com informações da assessoria de imprensa

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="795474" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]