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Coração de Neon, filme curitibano elogiado em Cannes, estreia no Brasil

Coração de Neon, filme curitibano elogiado em Cannes, estreia no Brasil

Longa produzido no formato “cinema de guerrilha” recebeu prêmios em festivais internacionais e elogios em Cannes

Guilherme Grandi - quinta-feira, 9 de março de 2023 - 17:06

Uma produção curitibana estreia hoje nas salas de cinema de 50 cidades brasileiras. O longa “Coração de Neon”, produzido e filmado em Curitiba, leva o nome e os cenários da cidade para todo o Brasil, depois de ter ganhado visibilidade em grandes festivais de cinema internacionais. 

O projeto começou a ser filmado em 2019, atravessou as dificuldades da pandemia e do baixo orçamento, e agora se consagra entre críticos e é uma grande promessa do cinema contemporâneo brasileiro. A produtora executiva, Rhaissa Gonçalves, classifica o trabalho como “cinema de guerrilha”, totalmente financiado de forma independente. “É um cinema feito por apaixonados, porque a gente se divide em uma série de funções e cargos dentro do cinema pra conseguir executar. Também lidamos com o orçamento limitado. No nosso caso, financiamos nosso próprio projeto para atingir um alto nível. Nós queríamos chegar a um nível de um cinema de qualidade, mesmo sendo um cinema feito de forma independente”, relata. 

TUDO POR CONTA PRÓPRIA

A produção não contou com o apoio de leis de incentivo. O investimento de cerca de R$ 1 milhão e meio foi todo da IHC, a produtora de audiovisual curitibana comandada por Rhaissa e Lucas Estevan Soares, que assina o roteiro, a direção e interpreta o protagonista Fernando. 

No enredo, ele e o pai dirigem o Coração de Neon, um carro de mensagens ao vivo, pelas ruas do Boqueirão, um dos bairros mais populosos de Curitiba. A dupla sonha levar o carro para os Estados Unidos, mas a história tem uma virada quando uma tragédia acontece durante uma apresentação. 

NARRATIVAS 

A divulgação do filme não aborda uma das temáticas mais presentes na narrativa: a violência contra a mulher em diferentes esferas: física, psicológica e profissional. “Todas essas temáticas estão presentes na narrativa porque a gente acredita que elas estão, infelizmente, presentes no dia a das pessoas. O filme não é sobre a violência de gênero ou abuso de autoridade mas, sim, eles existem. Assim como existem, infelizmente, na nossa vida, eles também existem na vida dos personagens. Mas a temática central é ali aquela busca por sonhos, de fazer o amor prevalecer”, completa Rhaíssa.

Com uma distribuição feita de forma “artesanal”, a expectativa da equipe é movimentar os cinemas na semana de estreia, o que pode ajudar a alavancar a produção pelas próximas semanas. 

A julgar pela análise feita fora do país – o filme recebeu prêmios no Festival de Moscou, no Festival Internacional de Houston e no FestCine Pedra Azul, além de elogios no Festival de Cannes – o sucesso está garantido.

Confira o trailer: 

 

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