Curitiba recebe exposição internacional sobre o Santo Sudário

Redação

Santo Sudário - Jesus Cristo - Curitiba

Curitiba está recebendo até o dia 29 de outubro uma exposição que conta mais sobre Jesus Cristo. A mostra “Quem é o homem do Sudário?”, apresente diversos objetos que contam mais sobre a vida e a morte de Jesus, incluindo o Santo Sudário.

Essa peça feita de linho é apontada com ligação direta na crucificação de Cristo, sento utilizada para embalar o corpo de Jesus após ele ser retirado da cruz. A exposição é gratuita, montada nos setores verde e azul do Ventura Shopping, no bairro Portão.

A exposição passa pela terceira na capital paranaense e já percorreu diversos países. Os visitantes passam por cinco fases que contam com objetos icônicos, como uma réplica do Sudário de Turim original, além de moedas utilizadas na Palestina na época.

Ao todo são mais de 30 painéis, que incluem estudos sobre o tecido de diversas áreas da ciência, como os testes do Carbono 14, e o percurso histórico.

OBJETO HISTÓRICO

O Santo Sudário original está guardado em um cofre na capela real da Catedral de Turim, na Itália. O objeto levou diversos especialistas de áreas como palinologia, patologia forense, botânica, física, química, numismática, iconografia e tecnologia têxtil para tentar descobrir mais sobre a morte de Jesus Cristo.

O Santo Sudário exibe a imagem do corpo de um homem nu, de mãos cruzadas e olhos e boca fechadas. O corpo traz marcas de feridas que, segundo especialistas, seriam compatíveis com os flagelos sofridos por Jesus: o açoite com chicote, os pregos nos pulsos e pés, a coroa de espinho e o ferimento de lança no tórax.

O Vaticano mantém uma opinião neutra em relação ao assunto, embora tenha sido o Sudário recentemente venerado pelo papa Francisco.

Segundo o mais recente estudo, publicado por Thomas de Wesselow, sobre o assunto, nenhuma pesquisa até agora foi conclusiva a respeito da autenticidade do pano de linho. A despeito disso, a crença no Sudário, para o autor, foi responsável por transformar o Cristianismo na religião mais popular do mundo, com 2,1 bilhões de seguidores.

SERVIÇO

Exposição: “Quem é o homem do Sudário?” no Ventura Shopping

Data: de 30 de setembro a 29 de outubro

Horário: de segunda à sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h

Local: setores verde e azul do Ventura Shopping

Valor: entrada gratuita

Endereço: R. Itacolomi, 292 – Portão – Curitiba/PR

Previous ArticleNext Article