Curso de restauração de acervos tem início na quinta-feira (16)

Na próxima quinta-feira (16), tem início um curso de técnicas básicas de conservação e restauração de acervos, chamado '..

Redação - 13 de setembro de 2021, 17:40

(Foto: Nicole Masotti/Divulgação)
(Foto: Nicole Masotti/Divulgação)

Na próxima quinta-feira (16), tem início um curso de técnicas básicas de conservação e restauração de acervos, chamado 'Educação Patrimonial e Princípios da Conservação e Restauro'. As aulas são realizadas de maneira on-line e as matrículas e participações são gratuitas.

Os encontros acontecem na plataforma Zoom e vão até o dia 8 do próximo mês, com o objetivo de ensinar as técnicas para a conservação, recuperação e restauração de diferentes acervos. As aulas serão ministradas pela profissional em restauração Tatiana Zanelatto. Para participar e ter acesso aos vídeos por até três meses, é preciso fazer inscrição no site tatianazanelatto.com.br. O número de vagas é limitado.

Tatiana conta que a ideia do curso é fomentar a preservação e o restauro de patrimônios pessoais como documentos, fotografias, livros, obras de arte, mobiliário, entre outros suportes. “Atividades como as que teremos no curso ajudam as pessoas a valorizar os seus bens e entender a verdadeira importância do acervo público”, afirmou.

Os conteúdos das 50 horas de aulas não são correlatos e ensinarão técnicas básicas usando ferramentas simples - sem uso de químicos, materiais caros ou de difícil acesso. A profissional lembra que as ações de conservação melhoram o estado físico do suporte e prolongam sua permanência e vida útil, permitindo seu conhecimento e manuseio pelas futuras gerações.

As aulas acontecem às segundas, quartas, quintas e sextas, das 19h30 às 21 horas. Às terças, no mesmo horário, há a realização de atividades especiais.