Dia Nacional do Tereré é comemorado neste sábado (27) no Paraguai

Redação

Dia Nacional do Tereré é comemorado neste sábado

O Paraguai celebra neste sábado (27) o Dia Nacional do Tereré. A data é uma iniciativa para proteger e fortalecer a bebida como elemento importante da identidade nacional. Além disso, a bebida é uma grande aliada para enfrentar as jornadas de muito calor nesta época no país vizinho. As informações foram divulgadas pelo blog Nuestra América, parceiro do Paraná Portal, com base em publicações da Agência IP e da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai.

O Tereré é uma bebida à base de uma infusão fria de erva-mate e plantas medicinais. Para os paraguaios, é um símbolo de sua identidade.

O paraguaio costuma tomar o tereré a qualquer hora do dia. Fz isso com vários yuyos (ervas medicinais) ou sozinho, com erva clássica ou composta. Mas também usa uma mistura das duas.

Por lei, o Tereré é declarado Patrimônio Cultural e Bebida Nacional do Paraguai. Ficou ainda estabelecido que o último sábado de fevereiro de cada ano seja instituído como o dia da bebida.

Pela lei, a Secretaria Nacional da Cultura do Paraguai é a responsável pelas iniciativas relacionadas à data. Além disso, e dela a competência de coordenar planos, programas e projetos para promover a proteção e divulgação nacional e internacional do Tereré.

Homenagem aos protetores dos saberes ancestrais

Neste sábado, o ministro da Cultura Rubén Capdevilla Yampey visita o “Paseo de los Yuyos” no Mercado Municipal nº 4, em Assunção, para saudar e parabenizar os agentes culturais.

Ele vai homenagear os protetores dos saberes ancestrais sobre as práticas tradicionais e saberes dos Tereré na cultura da “poha ñana” (plantas medicinais) por sua contribuição ao patrimônio cultural imaterial da nação. Graás a eles, a cultura da poha ñana faz parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

 

Leia também: Mia Farrow diz que lutava para respirar após descobrir caso de Woody Allen com filha

Previous ArticleNext Article