Artista radicado em Curitiba apresenta obras em exposição presencial e virtual

Redação

artista Fernando Ikoma expõe obras em exposição virtual e presencial

O artista Fernando Ikoma, radicado em Curitiba, vai apresentar suas obras na Bublitz Galeria de Arte. A exposição começa neste sábado (12) de modo presencial em Porto Alegre, mas todo o país pode conferir as 25 obras de modo virtual.

Reconhecido pelos célebres trigais e pelas histórias em quadrinhos, Ikoma tem quadros que fazem parte de acervos importantes para o Vaticano e para a Casa Real da Suécia, com obras que foram presenteadas ao Papa João Paulo II e à Rainha Silvia. Também esteve representado em exposições fora do Brasil, em países como Estados Unidos e Suíça.

Aos 75 anos, o artista que nasceu em Martinópolis e passou a infância em Presidente Prudente (SP), mudou-se para Curitiba na adolescência, onde vive até hoje. Boa parte de suas obras estão no Paraná.

O principal destaque das produções de Ikoma são os trigais, um resgate das reminiscências da infância no interior, em pinturas a óleo que refletem a simplicidade de uma agricultura artesanal, nada mecanizada. Outro tema presente na exposição da Bublitz Galeria de Arte é a infância.

Na mostra também será possível conferir obras que retratam Dom Quixote e São Francisco de Assis. A temática religiosa faz parte da trajetória do artista, cujas criações estão na Bíblia Infantil Ilustrada em Quadrinhos e nos calendários anuais de 2013 e 2014 para a “A Basílica del Santo”, na Itália, que circulou nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Filipinas e Singapura.

Como quadrinista, trabalhou nas principais editoras do país e criou vários personagens que fazem sucesso até hoje, como “Fikom, o Herói do Universo dos Sonhos”. Na Editora Abril, escreveu histórias infanto-juvenis para o Grupo Hanna & Barbera. Também conquistou diversos prêmios como o Angelo Agostini e HQMIX e o título de Grande Mestre nas Histórias em Quadrinhos.

A exposição é a terceira individual do artista na Galeria Bublitz. As outras mostras individuais foram realizadas nos anos 2000 e 2013. Suas obras também integraram as exposições coletivas comemorativas dos 25 e dos 30 anos da galeria.

A exposição acontece presencialmente das 10 às 13 horas na avenida Neusa Goulart Brizola, 143, em Porto Alegre. De modo virtual, deve ser acessado o site virtual.galeriabublitz.com.br. As obras podem ser vistas até 12 de julho.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="769600" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]