Festa das Luzes é iniciada pela comunidade judaica em Curitiba

A Festa de Chanuká, conhecida como Festa das Luzes, foi iniciada no último domingo (28) pela comunidade judaica. Durante..

Redação - 01 de dezembro de 2021, 18:05

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Festa de Chanuká, conhecida como Festa das Luzes, foi iniciada no último domingo (28) pela comunidade judaica. Durante oito dias, judeus acendem um candelabro, onde é acrescentada uma vela por noite, brilhando cada vez com mais intensidade. Em Curitiba, as comemorações também acontecem até a próxima segunda-feira (6).

“O objetivo da festividade é difundir a luz para toda a humanidade, iluminando os cantos do mundo que ainda permanecem na escuridão e lembrar um milagre ocorrido com nossos antepassados, na época do Templo de Jerusalém”, explica o Rabino Pablo Berman.

No último dia da festividade, às 11 horas, quando todas as velas do candelabro são acesas, será realizada uma cerimônia na Sinagoga Beit Yaacov convidando lideranças de outras religiões e autoridades. “A ideia é promover um encontro interreligioso, enchendo o mundo de entendimento, paz e inspiração e agradecendo Curitiba por receber tão bem diferentes tradições e povos”, acrescenta o Rabino.