Festival de Inverno do Centro Histórico começa hoje; veja a programação

A expectativa da organização é que cerca de 30 mil pessoas circulem pela região do Largo da Ordem ao longo do evento.

Redação - 07 de julho de 2022, 07:51

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Festival de Inverno do Centro Histórico começa nesta quinta-feira (7), em Curitiba. O evento acontece no Largo da Ordem, a região mais antiga e charmosa de Capital, e conta com uma programação repleta de atrações musicais, artísticas, além de gastronomia e cinema ao ar livre.

A 10ª edição do Festival de Inverno volta a contar com uma programação 100% presencial, após dois anos de restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

A expectativa da organização é que cerca de 30 mil pessoas circulem pela região do Largo da Ordem até o dia 16.

De acordo com Jorge Tonatto, presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, que reúne empreendedores da região e é a organizadora do evento, o Festival de Inverno proporciona aos visitantes vivenciar a região de um modo especial, com atrações culturais para todas as idades e valorização da identidade curitibana no inverno.

“É com muita alegria que celebramos os 10 anos da nossa Rede com o retorno do Festival de Inverno ao formato presencial. Nossa região concentra um complexo arquitetônico muito importante para a memória da cidade e é uma oportunidade para que todos conheçam mais a nossa história e os estabelecimentos que enriquecem o local com serviços, produtos, gastronomia e cultura”, destaca.

A abertura oficial do evento acontece às 18h de hoje no Memorial de Curitiba, com a presença de autoridades. Na sequência, tem início a programação musical no palco do Memorial, com shows gratuitos. A Banda Lyra comemora os seus 40 anos ao lado da Spok Frevo Orquestra e também haverá a apresentação do Mesa de Dois.

Gastronomia e cinema ao ar livre

A estação mais fria do ano combina com comidinhas, e é claro que o Festival de Inverno do Centro Histórico conta com uma programação gastronômica especial com pratos típicos e ingredientes da época.

Entre hoje e sábado (9), uma feira gastronômica e de economia criativa acontece na Rua Dr. Claudino dos Santos, no calçadão em frente ao Memorial de Curitiba, com mais de 15 barracas de estabelecimentos da região e convidados.

“A feira gastronômica tem o apoio do Senac, que capacitou e realizou um treinamento para as equipes dos estabelecimentos associados produzirem pratos diferenciados para o Festival. Cada barraca terá um prato exclusivo para agradar a todos os paladares”, destaca Jorge Tonatto.

Os valores dos pratos são variados e a partir de R$ 10.

Ainda como uma opção para curtir o centro histórico ao ar livre, o Festival de Inverno traz, pela primeira vez a Curitiba, o projeto Cine Geek, que está percorrendo o Brasil exibindo filmes e desenhos de classificação livre em sessões de cinema gratuitas e transmitidas em uma carreta de mais de 20 metros de largura. Os amantes da sétima arte podem assistir aos filmes entre as 18h e 22h, no calçadão do Largo da Ordem, ao lado do Memorial de Curitiba, de hoje até sábado. O projeto também oferece oficinas de stop motion e exposição dentro da carreta durante o dia.

Atrações para todos os gostos e idades

O Memorial de Curitiba concentra a maior parte das apresentações musicais do Festival de Inverno. Com curadoria da Fundação Cultural de Curitiba, o palco do Memorial recebe shows gratuitos de bandas dos mais variados estilos até domingo (10).

A música também é uma das principais atrações nos estabelecimentos associados da região, que prepararam apresentações especialmente para o período. No Bar do Alemão, o Dia Internacional do Rock (13) será celebrado com um show a partir das 20h. No Quintal do Monge, as apresentações serão às 20h no dia 7, com Adriano Antunes (vocalista da banda Syd Vinicius), na sexta-feira (8) com a banda Tiranossauros e, no dia 14 de junho, com Kadu Lambach (ex-integrante da Legião Urbana). Já o Oriente Árabe preparou duas noites especiais para os clientes, com apresentações de dança gratuitas nos dias 9 e 13, às 21h.

Outra novidade do Festival de Inverno do Centro Histórico são as atividades do Curitiba Free Walking. Com o objetivo de difundir as informações da história e preservar a memória da cidade, as caminhadas serão realizadas também no período noturno, com visitação na área interna do Paço da Liberdade, Palácio Garibaldi e do Memorial de Curitiba.

“Durante o Festival de Inverno serão realizados quatro passeios especiais com o tema ‘A Curitiba que ninguém vê’, que terão surpresas para os participantes, como a oportunidade de conhecer áticos e porões de prédios emblemáticos da região, além de uma parada para poder ver o Largo da Ordem do alto”, explica Jan Ricetti, guia voluntário do projeto.

A participação é gratuita e o projeto é mantido por doações livres ao final do passeio, conforme a satisfação e a possibilidade de cada pessoa. As vagas para o tour guiado são limitadas, com idade mínima de 12 anos. É necessário fazer a inscrição antecipada - menores de 16 anos não precisam se inscrever.

O Festival conta ainda com atividades para as crianças. Uma das atrações é o espaço lúdico e recreativo da Universidade Livre do Esporte (ULE), ONG curitibana que desenvolve atividades de inclusão social por meio do esporte, no Memorial de Curitiba. Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, estão programadas brincadeiras e jogos de tabuleiro. As atividades são abertas a todas as crianças, inclusive com a participação da equipe de xadrez para cegos. As atividades são gratuitas nos dias 7 e 8, das 13h às 18h e no sábado (9), das 11h às 18h.

Já o espetáculo “Gran Circo Stopim”, da Cia dos Palhaços, estará em cartaz no Espaço Fantástico das Artes. A atração mistura teatro, circo, música e conta ainda com muita interação do público, em uma homenagem aos circos do passado. Durante o Festival, são três apresentações: 9, 10 e 16 de julho, às 11 horas. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.

A programação completa da 10ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico, com valores, endereços e horários das atrações pode ser consultada aqui.

Serviço: 10ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba
Data: de 7 a 16 de julho

Local: Largo da Ordem (Centro Histórico de Curitiba)

Realização: Rede Empresarial do Centro Histórico