Fora do Centro, bairro do Umbará brilha no Natal

Guilherme Grandi


Com Metro Jornal

O que começou há vinte anos como uma brincadeira de família ganhou notoriedade e já é uma das atrações dos eventos de Natal em Curitiba. É a “Rua Iluminada Família Moletta”, que enfeita com 500 mil luzes o bairro Umbará, um dos maiores em tamanho na capital.

Desde 1997 a família de origem italiana costuma se reunir para os preparativos natalinos. À época, no jardim da casa com os tios e a “nonna” enfeitavam as árvores. Essa prática se expandiu e a família passou a decorar a rua Nicola Pellanda, que abriga o condomínio onde mora a professora Liandra Moletta.

“Moramos aqui desde os anos 60 e atualmente são nove casas no condomínio. Em 2002 decidimos dar uma pausa na decoração por falta de apoio. Ano passado retomamos e recebemos muitos visitantes de países da América Latina”, diz Liandra.

A professora explica que o planejamento das atividades começa sempre na virada do ano e a montagem e preparação da rua, em agosto e setembro. A equipe de logística conta com aproximadamente 40 pessoas, todos da família, sem nenhum apoio externo.

Segundo Liandra, a falta de apoio financeiro e de segurança são os principais desafios. “Não há colaboração da prefeitura e nem abatimento na conta de luz pela Copel. Nós organizamos o trânsito e cuidamos da segurança no local”, reitera.

As atrações da “Rua Iluminada Família Moletta” começaram há uma semana e seguem todos os dias até 30 de dezembro. A rua Nicola Pellanda, onde está localizado o condomínio da família Moletta, é sem saída e conta com uma praça de alimentação abastecida por food trucks, além de iguarias preparadas pelos familiares. Para custear as despesas é cobrada entrada na bilheteria.

Previous ArticleNext Article