Lapa promove festival para declarar como patrimônio dois pratos típicos

Guilherme Grandi


Nesta sexta, sábado e domingo, a cidade da Lapa vai realizar o primeiro Festival de Cultura e Gastronomia, uma evolução do evento promovido em abril do ano passado que tinha como objetivo o resgate dos sabores tropeiros do Paraná. O local será a praça General Carneiro, que terá apresentações culturais e a declaração de dois pratos típicos como patrimônio cultural do município: a quirera e o feijão tropeiro.

A escolha dos pratos foi feita pela prefeita da Lapa, Leila Klenk, e pela curadora gastronômica do evento, a jornalista Jussara Voss. Para ela, as duas receitas “são importantes para a cidade, embora existam outros pratos típicos. No entanto, estes são os mais marcantes, com mais identidade local e mais conhecidos fora daqui”. Jussara também organizou outra parte do evento, que terá chefs de restaurantes curitibanos e da cidade cozinhando em duplas: Ivan Lopes, Lênin Palhano e Gabriela Carvalho irão preparar pratos a quatro mãos com Adhemar Dietrich (Restaurante Casarão), Sissa Azambuja (Espaço Único) e Reinhard Pfeiffer (Restaurante Expedito). Serão jantares na sexta e sábado e um almoço no domingo, em que eles tiveram o desafio de fazer releituras de pratos lapeanos.

Um dos pratos, o Klösse, será preparado pelo curitibano Ivan Lopes, irmão do participante do programa MasterChef Profissionais, Ivo Lopes. Ele explica que “a releitura do prato será um pouco diferente, em que irá como entrada no jantar de sexta-feira”. “Será um evento bem divertido, estou muito animado com a ideia”, completa. Os três menus completos serão vendidos a R$ 42 por pessoa.

Não só mostrar o que a Lapa oferece de culinária típica, os alimentos utilizados serão todos fornecidos por produtores rurais da região. Vinícius Lacerda, presidente da Associação Gastronômica Sabores da Lapa, conta que foi feito “um mapeamento da produção orgânica da cidade para que esta fosse a base dos pratos produzidos no restaurante durante o festival”. Os agricultores da cidade que vão fornecer para o evento passaram por uma capacitação com o chef curitibano Fabiano Marcolini, que inclusive cedeu duas receitas para panificadoras da cidade poderem reprodutir durante o festival: uma cuca e um chineque (uma espécie de pão doce) preparado com frutas orgânicas.

A Congada da Lapa será uma das apresentações culturais do Festival deste fim de semana. (foto: Prefeitura Municipal)
A Congada da Lapa será uma das apresentações culturais do Festival deste fim de semana. (foto: Prefeitura Municipal)

Atrações culturais

A primeira edição do Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa terá ainda tendas de produtos orgânicos e degustação de cervejas artesanais. No sábado, se apresentam as bandas Blues in Lapa (15h30), In the Rosemary Dreams (16h30) e Milk´n Blues (18h). No domingo, além de uma apresentação de Congada (15h20) em frente ao Teatro São João, também sobem ao palco as bandas Gringo´s Waschboard Band (16h), Killer Jack (18h) e um DJ às 20h.

Veja a programação do Festival:

Sexta, dia 9
20h – abertura do evento, com um jantar preparado pelos chefs Ivan Lopes e Ademar Dietrich, no restaurante O Casarão.

Menu:
Entradas: tilápia, feijão verde lapeano e flor de abobrinha; e o Klösse, um pão frito na banha de porco com ragu de frango caipira.
Prato principal: costelinha de porco no mel e cachaça e molho de guabiroba.
Sobremesa: compota de figo, queijo frescal e salada de capuchinhas.

Sábado, dia 10
9h – abertura da feira de produtos orgânicos – Praça General Carneiro.
12h – abertura das tendas gastronômicas – Praça General Carneiro.
14h30 – oficina de Gastronomia, Cultura e Sustentabilidade com a chef Rosane Radecki – Teatro São João.
15h30 – banda Blues in Lapa – Praça General Carneiro.
16h30 – banda In the Rosemary Dreams – Praça General Carneiro.
18h – banda Milk and Blues – Praça General Carneiro.
20h – jantar preparado pelos chefs Lênin Palhano e Sissa Murbach Azambuja, no Restaurante Espaço Único.

Menu:
Entradas: quirera cremosa, ovo pochê, caldo de galinha caipira e crocante de milho; e um nhoque de batata com linguiça Cracóvia.
Prato principal: cabrito assado com raízes e tubérculos grelhados.
Sobremesa: torta de abóbora com requeijão.

Domingo, dia 11
11h – Roda de chimarrão – Praça General Carneiro.
12h – almoço preparado pelos chefs Gabriela Carvalho e Reinhad Pfeiffer, no Restaurante Expedito

Menu:
Mesa de frios e saladas: cachaça da Lapa; folhas orgânicas, queijos e morangos; salada colorida de couve, molho de raiz-forte; churrasco de legumes orgânicos da Lapa regadas ao molho de amendoim; salada tropeira de grãos; salada alemã de batata com maçã, pepino, kümmel e iogurte de kefir; carne de onça na broa com mostarda preta.
Carnes: feijoada branca de leitão; guisado de frango caipira com ora pro-nobis; cordeiro assado em especiarias; tilápia em crosta de farinha de milho, amaranto e coco, vinagrete de pitanga; vaca atolada.
Guarnições: caldinho de feijão com cachaça da Lapa e torresminho; batatas assadas com sal grosso de alecrim; risoto de abóbora e requeijão crioulo; arroz cateto com caules de vegetais; paçoca de charque e erva-mate Legendária; quirerinha lapeana com cogumelos assados e gorgonzola; acarajé de feijão fradinho recheado com vatapá e vinagrete de tomates; quiche integral de tupinambor com escarola orgânica e cogumelos; qasanha de mandioquinha, alho-poró e charque.
Sobremesas: cocada preta de colher; frutas da época em calda (abóbora em calda com ambrosia e pêssego em calda com coalhada e mel); bolo gelado de fubá com caramelo de café biodinâmico e geleia de mimosa.

15h – apresentação de dança – Praça General Carneiro.
15h20 – apresentação da Congada da Lapa – em frente ao Teatro São João.
16h – banda Gringos Waschboard Band – Praça General Carneiro.
18h – Killer Jack – Praça General Carneiro.
20h – Dj – Praça General Carneiro.

Serviço:
Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa
Sexta (9), sábado (10) e domingo (11)
Entrada gratuita nos eventos ao ar livre; almoço e jantares especiais nos restaurantes a R$ 42 por pessoa.
www.festivaldalapa.com.br

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="1546" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]