Louças e pratarias da Família Real brasileira vão à leilão pela internet

Guilherme Grandi


Já imaginou levar um pedacinho da História do Brasil para casa? Brasão e retratos raros, cristais da Princesa Isabel e até um vidro de perfume de Dom Pedro II. Tudo isso está à venda: 395 peças que serão leiloadas por Pedro Carlos de Bourbon de Orleans e Bragança, um dos herdeiros da família real.

Ele decidiu se mudar para um apartamento e se desfazer de parte do acervo. Grande parte dos objetos é do século 19, de um tempo em que o Brasil tinha príncipes e princesas, e era comandado por Dom Pedro II.

Mas tem artigos até do Império Romano. A exposição ao público em geral abriu nesta segunda-feira (10), no Rio de Janeiro. Já o leilão será realizado nos dias 18 e 19, pela internet. Uma medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul, por exemplo, já recebeu 10 lances no remate já pré-aberto.

E tem artigos para todos os bolsos. A começar por uma saladeira, com lance mínimo de R$ 10, até um jogo de jantar completo, que pertenceu à princesa Isabel, de R$ 40 mil. O acervo tem também uma foto de Dom Pedro II ainda criança, uma raridade. E o cardápio do último baile do Império, realizado na Ilha Fiscal seis dias antes da Proclamação da República. O menu tem as cores do Brasil e do Chile, já que a festa foi em homenagem à tripulação de um navio chileno.

“Interessa muito aos museus de história, como por exemplo, o Museu Histórico Nacional e o Museu Imperial, de Petrópolis. Para eles, é um acervo que está bem ligado ao escopo dessas duas casas, e também a colecionadores particulares”, conta o museólogo Marcos Aurélio Marques.

O leilão de um acervo tão grande com peças que pertenceram à família imperial não é comum. Por isso, o leiloeiro Franklin Levy espera uma grande disputa: “É uma oportunidade, digamos, de democratizar um acervo para que haja mais gente torcendo pela continuidade da história e pela preservação da memória nacional”.

Quem quiser participar, basta acessar o site do leiloeiro oficial e conferir os objetos que serão arrematados.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="5234" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]