Chef inova com aula de culinária em que o aluno decide como quer participar

Redação


Que tal uma aula de culinária em que você escolhe se quer fazer na prática o prato ensinado, se quer apenas observar o preparo ou ainda se quer ir somente para saborear o menu do dia? Este modelo de aula vem sendo oferecido em Curitiba pela chef Andrea Lino, proprietária da Masala Escola de Culinária e Gastronomia.

A chef explica que chegou a este formato depois de perceber que muitos alunos ficavam tímidos em participar se a aula fosse toda prática e que outros queiram colocar a mão na massa quando a aula era só de observação. “Resolvi unir as duas opções em uma só. Assim, fica bom para aqueles que só aprendem fazendo efetivamente e para quem prefere ficar olhando e anotando tudo. E tem ainda os alunos que vão mais mesmo para comer um prato diferente”.

Quem quer aprender ganha luvas, touca e avental e fica em pé junto à bancada e ao fogão. Ali, recebe os utensílios e as orientações, desde como cortar os alimentos, trabalhar com os ingredientes até a finalização do prato. Todos contam com as  receitas impressas para acompanharem o passo a passo. Os participantes ficam à vontade para tirar as dúvidas durante a preparação, o que ajuda a melhorar o aprendizado.

Segundo Andrea, o principal objetivo é que as pessoas aprendam se divertindo. “Cozinhar é, antes de tudo, um ato de amor e de confraternização. Dificilmente as pessoas cozinham sozinhas. É mais gostoso quando estamos com amigos ou em família. Por isso, as aulas são uma experiência divertida para todos”.

 Diversidade

Os pratos ensinados vão de preparos mais simples, para iniciantes, aos mais avançados. O menu das aulas conta com comida de buteco, molhos para massas, preparo das massas em si, risotos, peixes, frutos do mar, carnes, comida baiana, árabe, vegetariana, pães e opções para intolerantes a glúten e à lactose. Cada aula comporta, no máximo, 10 pessoas. “Faço questão de que sejam poucas pessoas para que todos possam aprender, mesmo que olhando, e para que fique um ambiente de confraternização. Tem acontecido muito de irem famílias. Outro fato bacana é que quem não se conhece acaba ficando amigos e trocando contatos”.

As aulas não têm data fechada para acontecer. Se for para grupos, a chef tenta acomodar o melhor dia para todos. Em geral, é uma aula por semana. As datas e os cardápios são sempre divulgados nas redes sociais da Masala.

 A chef

 Andrea Lino tem formação em Masterchef com especialização em Chef de Cozinha Nacional e Internacional pela Universidade Positivo e especialização em Cuisine Santé pelo Centro Europeu. Além das aulas na Masala, presta consultoria para empresas e pessoas na área gastronômica. Também promove cursos com outros profissionais, como fez recentemente trazendo à Curitiba aulas com os chefs Diego Lozano, Otavia Sommavilla e Dalva Golden Gate, na Universidade Positivo.

Decidiu dar aula para repassar os conhecimentos adquiridos também em diversas imersões em países com rica gastronomia, como Japão, França, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Chile e Argentina.

 Serviço:

Masala Escola de Culinária e Gastronomia – Chef Andrea Lino.

Rua Ponta Grossa, 341 – Portão, Curitiba

 www.facebook.com/masalaescoladeculinaria

No Instagram – masalaescoladeculinaria

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="552878" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]