Hospital Pequeno Príncipe lança livro e exposição “Cem Anos de um Hospital de Crianças”

Redação

hospital pequeno príncipe, exposição virtual, livro, cem anos de um hospital

No dia 21 de novembro, às 16h, acontece o lançamento online do livro e exposição “Cem Anos de um Hospital de Crianças”, pelo canal do Youtube – Um Hospital de Crianças.

A obra foi publicada em dois volumes – um com texto e outro com imagens –, construídos a partir de uma ampla pesquisa histórica e documental sobre o primeiro centenário do maior hospital pediátrico da atualidade no país.

O livro textual, dividido em 7 capítulos, foi criado de forma não cronológica, possibilitando uma leitura autônoma de suas partes. O livro de imagens apresenta recortes de jornais, fotos antigas e contemporâneas, revelando a historicidade do Complexo Hospitalar.

LIVRO “CEM ANOS DE UM HOSPITAL DE CRIANÇAS” ABORDA A HISTÓRIA DA PEDIATRIA 

“Cem Anos de um Hospital de Crianças” apresenta, a partir  do percurso do Hospital Pequeno Príncipe, os caminhos da Pediatria no Brasil e no Paraná, a trajetória das agremiações femininas no início do século XX, os rumos da humanização nos cuidados com a saúde, as relações entre saúde e tecnologia, questões sobre participação social e, ainda, revela os passos futuros do Hospital.

Os capítulos são permeados por situações e frases do personagem Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, que inspirou o nome do Hospital e aparecem nos dois volumes com ludicidade, recheando o leitor com imagens poéticas relacionadas às histórias do Complexo.

A narrativa das memórias do Complexo se confunde com a história de Curitiba. Passado, presente e futuro convivem na região central da capital paranaense, onde está o prédio de reconhecido valor histórico do antigo Hospital de Crianças, juntamente com os outros edifícios que compõem a instituição – hoje, Complexo Pequeno Príncipe, formado pelo Hospital Pequeno Príncipe, pelas Faculdades Pequeno Príncipe e pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

PROJETO VAI CONTAR COM EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Além da publicação, assinada por Geslline Giovana Braga e com prefácio de José Álvaro da Silva Carneiro, o projeto oferece uma exposição virtual que se relaciona com  diversos aspectos do livro, oferecendo ao público a possibilidade de ouvir memórias de médicos, gestores e outras pessoas cujas biografias se cruzam com a do Pequeno Príncipe, em galerias de áudios e imagens.

No site, o público pode solicitar um exemplar gratuito do livro, mediante o pagamento do frete. Para dinamizar a distribuição do livro, nos dias 21 e 28 de novembro, das 14h às 18h haverá um drive-thru em um dos estacionamentos do Hospital Pequeno Príncipe (Avenida Iguaçu, 1471) onde os interessados poderão retirar o seu exemplar gratuitamente.

Também foi impresso um material pedagógico, que traz sugestões de uso do livro publicado como material paradidático e transdisciplinar para professores. Esse material irá compor um kit que, juntamente com a obra, será distribuído para professores da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana.

O projeto Cem Anos de Um Hospital de Crianças foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e conta com patrocínio de CarePlus, Caminhos do Paraná, Guararapes, Kuhn, Nipponflex, SIL Cabos, Agrosul Catarinense, Fermac, Linea Verde, PASA, Razera, PM.

Previous ArticleNext Article