Monólogo “Ícaro” criado por ator cadeirante aborda diversidade e preconceito

Simone Giacometti


O monólogo “Ícaro”, marca a estreia do ator e bailarino Luciano Mallmann como dramaturgo, e traz ao palco histórias de pessoas que levavam uma vida normal e que por alguma razão tiveram lesões medulares e passaram a ser cadeirantes.  A peça é uma das mais procuradas no Festival de Teatro de Curitiba 2019 e será apresentada neste sábado (6), às 21h, no Teatro Sesc da Esquina. O público pode se vir cheio de empatia e se preparar para viver todas as emoções provocadas pelos personagens  vividos pelo ator. 

Em cena, o artista se desdobra em seis histórias, todas sob o prisma da mudança de vida que acontece para quem deixa de andar com as próprias pernas e passa a usar uma cadeiras de rodas.  O texto é inspirado na experiência pessoal de Luciano. Em 2004 o ator sofreu uma queda durante um exercício de acrobacia e ficou paraplégico.  A partir dessa reflexão de tudo que aconteceu a partir do acidente, temas fortes são abordados como solidão, abandono, suicídio, gravidez, relação entre pais e filhos.

 

O ator também se baseou em depoimentos de pessoas que viveram o mesmo drama, que ele conheceu depois que passou a ser cadeirante.    Não há cenário, nem marcações bruscas. Dirigida por Liane Venturella, “Ícaro” valoriza a interpretação e surpreende pela forma com que o ator explora o corpo durante as cenas. A precisão dos movimentos foi um elemento fundamental para expressar as limitações físicas de cada personagem. Surgem, em cena, a modelo, o lutador, a mãe, o ator e o acrobata. Ao longo de 70 minutos, Luciano Mallmann dialoga com o público sobre temas como preconceito, resiliência e relações familiares e amorosas. 

Por trás da deficiência, existe uma pessoa que tem histórias. Isso é o mais importante e também o que provoca a identificação com a plateia. A peça desperta essa quebra de paradigma. Não adianta nada os cadeirantes estarem integrados à sociedade, mas sempre serem vistos de forma diferente pelos outros”, diz Mallmann.

Ficha Técnica

Dramaturgia e atuação: Luciano Mallmann

Direção: Liane Venturella

Trilha sonora: Monica Tomasi

Iluminação: Fabrício Simões

Preparação vocal: Ligia Mota

Fotografia: Fernanda Chemale

Produção: Luciano Mallmann

A logomarca do espetáculo foi criada pela artista visual Walmor Corrêa.

Ingressos

A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

Serviço:

Espetáculo: Ícaro

Dia e horário:  06/04 às 21h  e 07/04 às 19h

Local: Sesc da Esquina

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Centro, Curitiba

Telefone: (41) 3304-2222
Com informações assessoria de imprensa

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="609116" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]