II Festival de teatro apresenta clássico da Broadway, espetáculos teatrais e oficinas de arte

Assessoria


De 19 a 26 de abril o Colégio Marista Santa Maria promove o II Festival de Teatro do Santa, com atividades artísticas como diversas peças e oficinas abertas ao público e voltadas para o colégio. A primeira edição do Festival, realizada no ano passado, movimentou mais de quatro mil pessoas.

O espetáculo de destaque desta edição será o clássico da Broadway “Les Misérables”, que terá uma composição artística envolvendo teatro, dança e coral.  Com produção integralmente formada por alunos, o musical será aberto ao público e acontecerá no Teatro Marista Santa Maria, no dia 23 de abril, às 19h. Outras atividades, como o espetáculo de abertura “Circo S/A – O Circo de Alípio e Sombrinha” e o de encerramento, “Tecidos que Contam” da Companhia Parabolé, serão também gratuitas e abertas ao público.

A realização do Festival tem como um de seus principais objetivos difundir a arte e o fazer teatral para além do ambiente escolar. De acordo com Maíra Carneiro, professora de Teatro e membro da Comissão Organizadora do Festival, o teatro propõe-se como instrumento de transformação na sociedade por refletir o subjetivo e o cognitivo, de modo a conectar a plateia e os atores.

“A arte transforma. Crianças, adolescentes e adultos precisam ter acesso e, por isso, o Festival propõe fortalecer uma rede educativa de pessoas que tenham um olhar humano e solidário para tudo que acontece ao nosso redor; uma rede de fortalecimento da educação”, explicou.

As demais atividades, voltadas para o colégio, foram montadas para diferentes públicos internos. A peça O Pequeno Príncipe será apresentada para o Ensino Fundamental I, enquanto a Educação Infantil irá assistir à peça Entre Janelas, do Grupo Tato. Para os professores, será realizada a oficina A Experiência Lúdica e a Liberdade de Brincar na Escola, que discutirá o lúdico dentro da educação. E os colaboradores participarão da oficina Venha Descobrir seu Palhaço Interior, que trará uma perspectiva sobre criatividade e comunicação. “Através do lúdico, aprendemos brincando e conseguimos desenvolver, de maneira prazerosa, a atenção, a memorização, a imaginação e a sociabilidade. O lúdico nos ajuda a aprimorar nosso olhar de sensibilidade ao mundo que nos cerca”, enfatiza Adriana Garcias, que também é professora de Teatro e membro da Comissão Organizadora.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares (NAC), Honório Petersen Hungria Junior, o Festival é importante por refletir os valores e o carisma Marista por meio da educação aliada à arte cênica, mas também por atender uma demanda dos alunos. “Através dessa modalidade as crianças e os adultos interagem em momentos educativos. É nosso compromisso valorizar cada modalidade complementar pela promoção e produção de eventos”, afirmou. O coordenador lembrou ainda a importância do protagonismo dos alunos no processo de elaboração e realização não só deste evento, como de outras atividades do Núcleo.

Serviço

Local: Colégio Marista Santa Maria – Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 98 – São Lourenço

19 de abril: 19h30 – Abertura do Festival de Teatro com Circo S/A “O Circo de Sombrinha e Alípio”

Retirada de ingressos gratuitos na secretaria do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Santa Maria

23 de abril: 19h – Espetáculo Os Miseráveis com o Grupo de Teatro do Colégio Marista Santa Maria

Retirada de ingressos gratuitos na secretaria do NAC

25 de abril: 19h30 – Festival de Stand-Up Santa Comédia

Aberto ao público

26 de abril: 19h30 – Encerramento do Festival de Teatro com Grupo Parabolé “Tecidos que Contam”

Retirada de ingressos gratuitos na secretaria do NAC

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="518196" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]