Instituto cultural alemão oferece série de conteúdos gratuitos on-line para distrair durante o isolamento social

Angélica Fenley Belich


Em tempos de isolamento social necessário para a luta contra o novo coronavírus, o Goethe-Institut oferece gratuitamente uma série de programas on-line para aprendizado do idioma alemão, conhecimento da cultura e do mercado de trabalho daquele país e também entretenimento. Com a oferta de um cardápio diversificado de conteúdos grátis, a ideia é tornar disponível à comunidade a possibilidade de dias mais ricos culturalmente sem precisar sair de casa, ação fundamental nos dias atuais.

A plataforma Onleihe

Repleta de materiais, como eBooks, ePaper, eMusic, eAudios e eVideos, a plataforma Onleihe é uma espécie de centro cultural on-line. O serviço está disponível para quem já utiliza a biblioteca do Goethe-Institut (usuários iniciantes devem procurar a página de ajuda para saber como acessar o conteúdo). Dividido em temas, oferece material para o aprendizado do idioma, uma biblioteca infantil com quase dois mil títulos, obras da literatura, entretenimento e uma discoteca com mais de 5.600 músicas. O conteúdo está disponível em https://www.onleihe.de/goethe-institut/frontend/welcome,51-0-0-100-0-0-1-0-0-0-0.html?lK=7074 .

Aprendizado sem fronteiras

Somada à plataforma Onleihe, a Deutsch Für Dich tem ganhado destaque por conectar estudantes de alemão em todo mundo. Livre e gratuita para ser acessada por qualquer pessoa, mesmo que não estude no Goethe-Institut, oferece o contato com grupos de discussão sobre dúvidas gramaticais, atividades interativas e permite ainda a troca de contatos entre estudantes. O conteúdo, que atende todos os níveis de aprendizado, pode ser acessado em alemão ou em inglês: https://www.goethe.de/prj/dfd/en/home.cfm.

 

Jogos e apps para aprender alemão

Há conteúdos para quem está interessado em aprender alemão de forma gratuita. Por meio de jogos e aplicativos, estudantes podem mergulhar no idioma de acordo com o nível de conhecimento que tem da língua. Um fórum de discussão e ferramentas para o contato com outros participantes torna o aprendizado uma experiência coletiva e até mais prazerosa.

O aplicativo Mein Weg nach Deutschland (Meu caminho para a Alemanha) oferece, por meio de vídeos, a possibilidade de exercitar o vocabulário e a gramática para estudantes em nível 1 do aprendizado, em tópicos que envolvem busca por trabalho, a relação com novas amizades e experiências como uma consulta médica e um passeio pela rua.

A plataforma disponibiliza também um jogo de memória, viagens por histórias clássicas e curiosidades sobre o país. Há ainda um jogo de aventura para estudantes que tenham conhecimento a partir do nível B de avanço. Todo o conteúdo está disponível com apresentação em português em https://www.goethe.de/ins/br/pt/spr/ueb.html

Informação e conhecimento

O blog #DeutschlandnoFilter é o canal informativo do Goethe-Institut. Publicado atualmente em sete idiomas, apresenta crônicas semanais sobre variedades relacionadas à vida na Alemanha, e temas contemporâneos, como cultura, tecnologia e sociedade. Na coluna “Francamente…”, por exemplo, há assuntos pertinentes para os dias atuais, como imigração e o desafio de “ser estrangeiro”. Ou então, a experiência vivida por um escritor em Berlim e suas observações sobre o cotidiano vividas no metrô, em um supermercado ou na noite da cidade. “Com Rahel na estrada” mostra a jovem Rahel em passeios por cidades alemãs, conhecendo a comunidade local e permitindo um aprofundamento nas diversas culturas que compõem o país. O conteúdo pode ser acessado em https://www.goethe.de/prj/ger/pt/index.html.

Cultura e entretenimento on-line

Consciente da importância do isolamento social como melhor prática para o combate à transmissão do novo coronavírus, o Goethe-Institut criou uma agenda cultural para ajudar o tempo passar de modo criativo e seguro nesse período e resguardo mais do que necessário.

Com conteúdo tanto em português quanto em alemão, o usuário tem acesso a sugestões de podcasts, de eventos culturais transmitidos pela internet, dicas de leitura, debates sobre literatura e indicações de concertos e espetáculos teatrais no formato streaming. Quer conhecer os clubes noturnos mais ‘hypados’ de Berlim sem aglomeração? A “United We Stream”, série de lives realizadas por locais como Kater Blau, Rummels Bucht, Sage Club e Watergate, transportam o telespectador para dentro das pistas mais procuradas da cidade. Ainda oferecem programa de financiamento coletivo para quem deseja apoiar a cultura da noite berlinense e ajudar clubes e profissionais ligados a esse universo. A agenda é atualizada semanalmente: https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/21812177.html.

Previous ArticleNext Article