Jogo da memória leva a crianças brincadeiras e cânticos

Redação

jogo da memória com brincadeiras e cânticos para as crianças

Um jogo da memória criado para crianças pretende levar crianças a interagir com brincadeiras e cânticos. O material é acessado por download e oferecido gratuitamente pelo projeto Vozes do Bem-Querer.

O jogo contém 28 cartas, 14 pares iguais. De um lado, há a figura de um chapéu; do outro, alguns dizeres. Um participante de cada vez vira uma e depois outra carta, à sua escolha, na tentativa de formar um par com os mesmos dizeres. Se conseguir formar, o jogador retira essas cartas do jogo. Debaixo do chapéu das cartas pode-se encontrar um “jardim cheiroso”, um “sapeca sapucaia”, um “beijinho de maracujá” ou outras invencionices assim.

A surpresa aparece na sequência: cada par de cartas corresponde a uma cantiga popular cantada há centenas de anos. Canções de ninar e embalar, de brincar e rodar, de despertar e trabalhar, de acreditar e ter coragem. As músicas podem ser ouvidas no site do projeto.

O jogo Debaixo do Meu Chapéu integra o projeto cultural Vozes do Bem-Querer, que manteve o Coral Pequeno Príncipe ativo em 2020 e 2021. O coral é formado por voluntários e colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba. As crianças internas do Hospital Pequeno Príncipe vão receber exemplares gratuitos do jogo e outras unidades serão distribuídas gratuitamente para a Prefeitura de Curitiba.

O conceito do jogo educativo foi desenvolvido pela Malasartes Educação Sensível e as gravações, arranjos e execução das canções são realizadas pelo músico Érico Viensci. As ilustrações são de Carla Irusta.

O projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo. Para baixar o jogo, deve ser acessado o site debaixodomeuchapeu.com.br.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="765919" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]