Geral
Jornalismo de fato sob o comando do mestre Luiz Geraldo Mazza

Jornalismo de fato sob o comando do mestre Luiz Geraldo Mazza

Mais de 50 jornalistas que trabalharam na Folha de Londrina se reuniram no sábado, dia 17 para abraços e recordações. Em fevereiro terá outro.

Pedro Ribeiro - domingo, 18 de dezembro de 2022 - 16:25

 

Um encontro de amigos da Folha de Londrina que ficará marcado na memória de cada um. Em fevereiro teremos outro para comemorar os 92 anos do mestre Mazza.

 

Depois de três horas rodeado por amigos e admiradores que queriam abraça-lo, o nosso mestre Luiz Geraldo Mazza, símbolo e ícone da imprensa guardiã da verdade factual, se despede, deixando o Restaurante Nina sob aplausos. Aos 92 anos, ele foi um dos primeiros a chegar no encontro de jornalistas da Folha de Londrina reunidos neste sábado, 17, em Curitiba. 

“Uau! O Mazza está aí? Que legal… Segurem ele que estou chegando. Não deixem ele ir embora…”, pipocavam no whats do grupo Folhers, criado pela Isabela França. Todos queriam ver e conversar com o Mazza. Quem chegava era recepcionado com flashs do grande Michel William que registrou tudo.

Mais de 50 jornalistas que abraçaram a profissão prometendo fazer um jornalismo vigoroso e independente, comprometido com a verdade, deixaram transbordar suas emoções ao rever amigos neste encontro que teve a iniciativa das jornalistas Elisa Carneiro e Simone Mattos. 

moção, sim, quando viram chegar ao Restaurante Nina, os eternos chefes de redação, Mari Tortato, que se deslocou de Florianópolis para o encontro, e Deonilson Roldo. Miriam Karam também chefiou a Folha.

James Albert, hoje editor do Fantástico, da Globo, veio do Rio de Janeiro e, mais uma vez, relatou algumas de suas reportagens na passagem pela Folha de Londrina, sob o comando, à época do Jorge Mosquera, quando lhe jogou na chuva e disse: “te consagra, catarina!”.

“A gente gosta tanto de se encontrar porque convivemos num período de trocas generosas e de aperfeiçoamento intelectual que nos marcaram de forma positiva para sempre. Fico imensamente feliz por ter sido a estopim deste encontro. Adorei ver cada um e abraçar tanta gente que me faz recordar tantas e tantas coisas bacanas. Volto para a serra (Mantiqueira) feliz da Vida”, disse Elisa Carneiro pelo whats ao grupo.

“Gente, nosso encontro estava uma delícia mesmo. Pena que não consegui encontrar aqueles que chegaram cedo, como a Drica, Lorena, Valmir, Martha, Duio. Mas fica para a próxima”, comentou Maingue Gueths.

“Eita pessoal apressado! Antes da lua alumiá o céu já se foram”, reclamou Adélia, que chegou atrasada e culpou a Maingue. “Foi muito bom rever tantos e bons amigos e amigas! Tive que sair antes da lua lumiá o céu (by Adélia), mas fiquei muito feliz em ver que a minha memória reconheceu todas as pessoas que compartilharam comigo histórias de trabalho profissional e dedicação na Folha de Londrina. Um beijo para todos vocês”, pontuou Deo. 

Moni Mattos, uma das organizadoras do encontro, ao lado da Elisa Carneiro, mandou o seguinte recadinho a todos: “Encontrar no mundo real, fora da tela do celular, pessoas tão importantes e queridas foi bom demais. Algumas ausências sentidas, mas tenho certeza que no próximo estarão conosco e já tem data: fevereiro, para comemorar o novo ano do Mazza (vamos organizar). Michel e Elisa, obrigado pelas fotos e pela oportunidade do encontro, beijos”. 

Que encontro sensacional, disse Martha, também pelo whats. “Sinto-me quase uma usurpadora por ter curtido tanto o encontro, já que trabalhei por tão pouco tempo nesse jornal que foi tão legal. Obrigada por tudo! Foi maravilhoso!”. Ah, Martha, para. A usurpadora é nome de novela mexicana, disse Mari.

“Queridos, como foi bom eu ter tomado a decisão de enfrentar esta Serra e encontrar vocês, participar dessa festa. E olhem que, apesar dos anos, estamos iguais. Parece que trabalhar com vocês foi ontem”, comentou Mari Tortato.

Sandra continuava emocionada neste domingo, 18: “amigos e amigas, foi difícil até pegar no sono! Fiquei relembrando cada abraço e como foram bons nossos abraços. Precisamos repetir. Ontem tivemos o que realmente importa na vida. Beijos para vocês e até breve”.

Quem também estava emocionada e feliz era a Miriam Karan: “gente querida, depois de tudo o que foi dito (whats) eu assino embaixo, só tenho a acrescentar um enorme obrigada por tanto carinho e tantas amizades lindas”. 

“Foi bem legal rever e reencontrar os amigos. Obrigado pelo carinho e atenção de todos aí. Abraços e beijos” (Julio Cesar Lima). 

Elvira comentou: “foi muito especial. Foi demais. Adorei rever todos, abraçar, conversar. Ver todos bem felizes. Elisa e Moni, obrigada pela ideia do encontro. Michel obrigada pelas fotos maravilhosas. Obrigado a todos que foram Grande abraço também aos que não puderam ir, mas acompanharam tudo por aqui (whats). Quero mais encontros assim”. 

Zé Beto disse: “coisa mais linda de se viver mais uma história do grande encontro para se contar e nunca mais esquecer. Obrigado e saúde a todos”. 

Isabela França também mandou seu recado pelo whats: “Queridos! Pelos sorrisos e pela expressão de cada um de nós nestas imagens (fotos do Michel e de seu filho). Tenho certeza de que foram anos maravilhosos que passamos juntos fazendo aquilo que mais amamos. Foi demais ter encontrado com vocês e revivido um pouquinho destes anos maravilhosos de Folha. Tenho os meus quase cinco anos de jornal encadernados e guardados com muito amor e carinho. É super comum eu encontrar pessoas que me mandam recortes de jornais amarelados daquela época. É muito bom a gente lembrar que fizemos história. Melhor ainda é saber que fizemos boas e eternas amizades”.

Fifi, Lorena, Sandra, Magaleia, Mariângela, Nilson Monteiro, Sergio Wesley, Burigo, Rodrigo, Kraw, Ed Carlo, Luiz Claudio, Tupan, Marcelo Almeida, Katia Michele, Ju, Roberta Canetti, Jacobson, Carmem Murara, Eduardo Sganzerla, Marileia, Maria Duarte, Vânia Casado, Mauro Frassom e muitos outros.  

São muitos depoimentos. Para mim, um encontro da beleza, da amizade. Rever amigos e amigas da Folha de Londrina foi prazeroso e emocionante.  Elisa, Moni, Michel William, João Daniel e Giovana e tantos outros, muito obrigado. 

Em fevereiro teremos mais um emocionante encontro: a comemoração dos 92 anos do eterno Mazza. 

Compartilhe