Jornalista lança livro que narra a experiência de imigrantes no Brasil

“O Sol de um Novo Jeito” é a obra de estreia de Victor Faria e será lançada oficialmente no dia 7 de março, pela ..

Pedro Ribeiro - 27 de fevereiro de 2020, 15:49

“O Sol de um Novo Jeito” é a obra de estreia de Victor Faria e será lançada oficialmente no dia 7 de março, pela editora Trema. Todos os anos, desde que o Brasil é Brasil, uma série de imigrantes recorrem a esta farta terra em busca de novas oportunidades.

O povo alegre e bon vivant muitas vezes não deixa transparecer uma dura realidade que se aplica àqueles que optaram por deixar o próprio lar em busca de uma vida melhor: o preconceito e a desigualdade.

Das dolorosas colheitas de amendoim, ainda no início da década de 1930 - no interior do Estado de São Paulo -, às incansáveis e cotidianas buscas por emprego nas áreas de formação, o livro “O Sol de um Novo Jeito” - escrito pelo jornalista Victor Faria e publicado pela editora Trema -, narra a história de quatro imigrantes, que vieram de diferentes lugares e em diferentes épocas. A dificuldade de integração, para muito além da diferença de idioma ou cultura, é o elo que os une.

O livro será lançado no dia 7 de março e estará disponível para compra no site da editora trema (www.editoratrema.com.br), pelo valor de R$ 35. A obra contou com ilustrações do artista Gilberto Hein, capa e diagramação do jornalista Lucas Martinez e prefácio do jornalista Neto Del Hoyo.

“Espero que, com as histórias que trago neste livro, eu possa sensibilizar uma parcela da população que ainda hoje é avessa à estrangeiros por pura desinformação. Ninguém sai do próprio país a troco de nada. São pessoas que foram fragilizadas por conjunturas políticas, econômicas ou religiosas e que sofrem, primeiro pelo desamparo do próprio país de origem e, depois, pela falta de empatia de quem os recebe”, destacou Faria.

A ideia do livro, segundo o jornalista, é expor as disparidades e congruências da recepção de cada imigrante de acordo com o período histórico em que chegou, profissão e nacionalidade.

No decorrer dos 12 capítulos da obra, Faria apresenta as percepções - de cada um dos entrevistados - sobre o Brasil, as oportunidades de emprego e os objetivos futuros na nova terra. “Não é exagero dizer que este livro é um convite. Um convite para conhecer a dura realidade de quem é obrigado a abandonar sua terra. Trata-se de um encontro com o outro lado, muitas vezes silenciado por nossas próprias famílias ou por nossa história quase sempre mal contada”, afirmou no prefácio do livro, Neto del Hoyo.

A obra traz a história de um japonês, que chegou na década de 1930; um alemão que veio ao Brasil no início da década de 1950; um venezuelano que chegou na primeira metade da década de 2010; e um sírio que buscou, no Brasil, refúgio na segundo metade da década de 2010.

A narrativa do livro foi construída a intercalar os períodos históricos de maneira não linear. O autor Victor Duarte Faria nasceu em Jaboticabal, em 11 de fevereiro de 1994. Em 2014 mudou-se para Maringá (PR), onde cursou jornalismo e teve passagens pelos principais jornais da cidade: O Diário do Norte do Paraná e Metro Jornal.

Como produtor e pauteiro da TV Maringá Band, e âncora de um dos noticiários da Band News FM Maringá, conheceu um pouco mais da realidade vivida pelos imigrantes e refugiados do município. “O Sol de um Novo Jeito” é seu livro de estreia e uma homenagem àqueles que deixam o próprio lar em busca de novas oportunidades e não abaixam a cabeça para as adversidades cotidianas.

SERVIÇO :

O quê? Lançamento do livro “O Sol de um Novo Jeito”

Quando? Em 7 de março de 2020 Onde? www.editoratrema.com.br Quanto? R$ 35