Live sobre os impactos da ditadura militar no Brasil acontece neste sábado (10)

Uma live que acontece neste sábado (10) tem como tema os impactos da ditadura militar no Brasil. O evento faz parte do l..

Redação - 09 de abril de 2021, 16:36

Uma live que acontece neste sábado (10) tem como tema os impactos da ditadura militar no Brasil. O evento faz parte do lançamento do livro 'Pacto', de Roberto Nicolato - autor que terá como convidados na transmissão o escritor paranaense Luiz Manfredini e o presidente do grupo 'Tortura Nunca Mais', Narciso Pires.

Lançado no dia 28 de março, “Pacto” é o terceiro romance de ficção de Roberto Nicolato e traz o cenário da ditadura militar no Brasil, vigente entre os anos 60 e 80, que é um pano de fundo da narrativa que se desenrola na obra.

“Corria o ano de 1976. O Brasil respirava o pó de chumbo da ditadura. O governo Geisel havia tomado posse dois anos atrás, com a promessa de fazer uma abertura lenta e gradual rumo ao processo democrático. A barra continuou pesada. As torturas continuaram (Pacto, p. 19)”

O livro conta com a estrutura textual de Nicolato, ilustrações assinadas por Robson Vilalba e projeto gráfico do Estúdio Thapcom.

Além de escritor, Roberto Nicolato é jornalista, professor, mestre e doutor em estudos literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No ano passado, foi finalista do prêmio Off Flip de Literatura 2020, na categoria poesias. Também em 2020, o autor foi premiado no concurso Outras Palavras, do governo do Paraná.

A transmissão começa às 18 horas no Facebook de Roberto Nicolato. Outros eventos on-line também estão programados para o ciclo de lançamentos da obra: no dia 21 de abril haverá uma roda de leitura virtual com alunos dos ensinos médio e superior e, no dia 24, está marcada uma live com Luiz Ruffato, premiado escritor e referência internacional quanto à literatura contemporânea produzida no Brasil, responsável pelo o prefácio da obra.

O livro está disponível como e-book e pode ser baixado no endereço: linktr.ee/nicolatoroberto