Livro que conta história do Instituto Paranaense de Cegos é lançado no sábado (18)

O livro “Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos”, escrito pelo cientista social Manoel Negraes, será lanç..

Redação - 14 de dezembro de 2021, 11:27

Camila Hampf
Camila Hampf

O livro “Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos”, escrito pelo cientista social Manoel Negraes, será lançado no próximo sábado, 18 de dezembro, na sede do IPC.

A obra traz curiosidades e personagens que fizeram a história da instituição -que é referência na prestação de serviços às pessoas com deficiência visual– desde a sua fundação, em fevereiro de 1939. Além disso, leva a público informações inéditas das instituições e das pessoas cegas e com baixa visão no Brasil, por meio de um panorama desde 1835.

O lançamento ocorre no mês marcado por três datas importantes para o movimento das pessoas com deficiência –Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3), Dia Nacional da Acessibilidade (5) e o Dia Nacional do Cego (13).

Nas 304 páginas, Negraes enfatiza o cotidiano do IPC, os serviços oferecidos, as trocas de experiências e conhecimentos com outras instituições, as parcerias com o poder público e o apoio da sociedade civil, buscando sempre inserir, a cada década, o Instituto no contexto nacional.

“O maior desafio foi costurar, com o fio do protagonismo, matérias de jornais, documentos institucionais e referências bibliográficas, no sentido de trazer ao texto a voz dos pioneiros da nossa luta”, diz Negraes.

Para ele, o livro traz uma reflexão e chama a atenção para esse protagonismo, o qual representa, de um lado, a causa e o efeito da luta por educação, trabalho e cultura e, do outro lado, comprova que as pessoas com deficiência visual são seres humanos com qualidades e defeitos, erros e acertos, assim como as pessoas sem deficiência.

Para o diretor do IPC, Ênio Rodrigues da Rosa, a obra é indispensável para pessoas com e sem deficiência visual.

“De significado incomparável, trata de conhecer a história da pessoa cega pelo Brasil, das lutas sociais e da participação das pessoas com deficiência visual na história das oito décadas do Instituto”. O diretor destaca ainda que a obra é fundamental para os professores do IPC e de outras instituições que atuam no segmento.

DISTRIBUIÇÃO DO LIVRO "HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO INSTITUTO PARANAENSE DE CEGOS"

O livro “Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos” será distribuído gratuitamente em versão impressa para bibliotecas públicas e instituições sociais que atendem pessoas com deficiência visual de todo o país, além de instituições sociais de referência em deficiência e de assistência a pessoas menos favorecidas.

Outra forma de ter acesso gratuito ao livro é realizando o download dos formatos acessíveis (PDF acessível e audiobook) para pessoas com deficiência visual no site do IPC (clique aqui!) a partir de 18 de dezembro.

Viabilizado pela Lei Roaunet, o livro é de realização da Vias Abertas –Comunicação, Cultura e Inclusão e teve o patrocínio das empresas Greca Asfaltos, Aços Continente, ACSO – Centro de Serviços em Aço, Ravato e Fermac Cargo. O livro impresso também poderá ser comprado no dia do lançamento ou pelo site do Instituto Paranaense de Cegos por R$ 50,00. Toda a verba arrecadada com a venda do livro será revertida para o IPC.

SOBRE O AUTOR

Manoel Negraes é cientista social e proprietário da empresa Vias Abertas –Comunicação, Cultura e Inclusão. Possui pós-graduação em Sociopsicologia, Antropologia Cultural e Tradução Audiovisual Acessível – Audiodescrição.

Com baixa visão há mais de 25 anos, vem misturando espontaneamente, nas últimas décadas, vida pessoal, ativismo, pesquisa acadêmica e atividade profissional.

Atua como audiodescritor consultor, produzindo com parceiros de todo o país acessibilidade para vídeos, séries, filmes, livros, obras de arte, palestras, entre outros. Além disso, por meio de parcerias com universidades, instituições do terceiro setor e órgãos do poder público, vem trocando experiências e fortalecendo a luta pelos direitos humanos das pessoas com deficiência.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos”;

Quando: 18 de dezembro, das 15h às 18h;

Local: Instituto Paranaense de Cegos (Avenida Visconde de Guarapuava, 4.186, Batel);

Valor: R$ 50,00, que serão revertidos para o Instituto Paranaense de Cegos;