Livro reúne fotografias do dia a dia dos pacientes e funcionários do Hospital Pequeno Príncipe

Juliana Goss - BandNews FM Curitiba


A rotina dos colaboradores que além de cumprirem com as tarefas diárias ainda se dedicam a espalhar sorrisos para os pequenos pacientes; o vai e vem dos pais que chegam e vão embora com os filhos com problemas de saúde e os rostos das crianças que revelam no olhar a espera pela cura. São esses alguns dos cenários dos bastidores do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba que estão registrados nas fotografias reunidas no livro “Observador”.

A publicação será lançada amanhã (25), às 19h, no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. As imagens foram feitas pelos fotógrafos Tetê Silva, Gustavo Minas, Isabella Lanave e Ricardo Perini que passaram por uma verdadeira imersão no Pequeno Príncipe para mostrar o dia a dia do maior hospital pediátrico do País.

O projeto realizou ainda 16 oficinas de fotografia voltadas às crianças e aos adolescentes atendidos na unidade. A curadora da obra, Isadora Hofstaetter destaca que parte das imagens produzidas pelos pacientes também ilustram o livro.  “A ideia inicial foi registrar o dia a dia do Hospital Pequeno Príncipe, que hoje é o maior do país nesse tipo de atendimento. Então, nós convidamos quatro fotógrafos e fizemos algumas oficinas de fotografia lá dentro para incluir essas fotos na rotina das crianças. Elas participavam, aprendiam as noções básicas e também registraram momentos do hospital “, conta ela.

O livro custa apenas R$ 20 e no dia do lançamento será vendido por R$ 10. Todo dinheiro arrecadado será revertido para o Hospital Pequeno Príncipe. Entre as imagens que mais encantam estão dois retratos de pacientes que, com fantasias multicoloridas, expõem a fragilidade e ao mesmo tempo a força de quem passa por um tratamento de saúde já nos primeiros anos de vida.  “O livro reúne imagens desde os bastidores da instituição, da cozinha, lavandeira, creche para os filhos dos colaboradores, passando pelo jardim onde tem os pais e as crianças chegando e indo embora de ônibus que vem de outras cidades do interior. É difícil selecionar uma para dizer que é a minha preferida. Mas eu tenho um carinho muito especial pelas fotos que abrem e fecham o livro. E o mais interessante é que depois eu descobri que a fotos foram feitas pelas crianças”, explica ela.

No lançamento da publicação também será realizada a exposição “Observador”, com fotos do livro e outras imagens inéditas. A mostra, vai permanecer até o dia 10 de maio no Palacete dos Leões. A entrada é franca e com visitação aberta de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="615253" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]